O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo e produz uma grande quantidade de informações que incluem textos, fotos e vídeos. A plataforma possui um sistema de buscas interno — já que não é indexada pelo Google — que ajuda o usuário a encontrar rapidamente outros perfis ou, até mesmo, páginas e grupos, incluindo uma lista de posts criados por outras pessoas. Esse recurso apresenta várias opções de customização que facilitam encontrar o que você precisa. Veja algumas dicas para otimizar suas habilidades de busca.

Como esconder sua lista de amigos no Facebook

Busca do Facebook possui vários filtros para que usuário encontre o que precisa com facilidade (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Pessoas

A função mais básica do sistema de buscas do Facebook é encontrar outros usuários para adicionar o seguir, o que pode ajudar na hora de encontrar o perfil de pessoas que ainda não são seus contatos diretos ou celebridades. Caso não saiba o nome completo da pessoa, é possível filtrar os resultados por cidade onde mora, local de trabalho, onde estudou ou, até mesmo, amigos em comum.

2. Posts

A busca também pode encontrar posts escritos por amigos, grupos ou páginas, mas essa função não está disponível em português — você precisa trocar a língua do seu perfil e usar o Graph Search. O sistema permite, inclusive, localizar o conteúdo desejado por nome da página e data em que o usuário fez o post, facilitando o processo e permitindo uma seleção mais eficiente de informações.

3. Filtros

A rede social permite filtrar quais tipos de conteúdo o usuário quer ver (seu ou de outras pessoas). Em português, a seleção é básica, oferecendo a busca por usuários, páginas, grupos e locais. Em outros idiomas, como o inglês, o sistema de search é mais completo, com opções extras para fotos e vídeos. É possível aproveitar esses recursos para encontrar rapidamente o que está procurando.

Filtros básicos de busca do Facebook em português (Foto: Reprodução/TechTudo)



4. Troque de idioma

Muitos dos recursos da plataforma não funcionam em todos os idiomas. Por isso, se a sua busca estiver retornando muitos resultados, uma opção é trocar a língua da rede social para ter acesso às funções.

5. Posts de outras pessoas

Além de encontrar posts de amigos, a busca do Facebook pode ajudar a descobrir o que outros usuários da plataforma pensam sobre um assunto e publicaram na rede social. O sistema também encontra posts feitos por qualquer um que tenha um perfil, facilitando o encontro e interação com outras pessoas.

Como saber quem me excluiu do facebook? De

... scubra no Fórum TechTudo.

6. Grupos e páginas

Além de encontrar páginas e grupos, o sistema de busca também pode localizar posts feitos nestas páginas de fãs e gruposÉ possível encontrar um conteúdo específico em uma página, mas para ter acesso ao que foi postado em um grupo, é necessário fazer parte dele e ser convidado.

Em inglês, filtro de buscas mais complexo ajuda a encontrar posts no Facebook (Foto: Reprodução/TechTudo)

7. Compra e venda

Uma das opções de busca da rede social é encontrar posts de compra e venda de itens diretamente da barra de pesquisas. Como esse tipo de conteúdo, geralmente, é restrito a grupos específicos para compra e venda de produtos, o usuário precisa pertencer a um deles. Em seguida, pode usar a opção de busca para localizar rapidamente algum item pela sua palavra-chave.

8. Privacidade

O usuário do sistema de buscas só tem acesso a posts que tenham sido liberados para sua leitura. Isso inclui conteúdo público ou de amigos que o marcaram como destinatário. Por outro lado, também significa que qualquer post feito e não marcado como privado pode ser encontrado por outros usuários da rede social. Aprenda como modificar suas opções de privacidade na plataforma.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo