O Galaxy A5 2016 chegou ao Brasil como uma opção de celular intermediário que deve agradar a diversos tipos de consumidor. Ele tem uma tela de resolução elevada, processador com promessa de muita potência e uma bateria que dura o dia inteiro, segundo a fabricante. O smartphone dual chip sai pelo preço de R$ 1.899. Além das características positivas, é preciso ressaltar que o smartphone também apresenta alguns pontos negativos, como o Android modificado pela Samsung.

Galaxy A5 2016 ou Moto X Play: rivais têm bateria potente e preço médio

Veja a seguir quais são os principais pontos positivos e negativos do Galaxy A5 2016 e descubra se o aparelho é uma boa opção para você, de acordo com o seu uso no dia a dia.

Galaxy A5 2016 traz boas especificações (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PONTOS POSITIVOS

1. Boas especificações

O Galaxy A5 2016 é considerado uma das boas alternativas entre os telefones da Samsung. A ficha técnica inclui um processador octa-core de 1,6 GHz e memória RAM de 2 GB. Já a bateria é de 2.900 mAh que promete aguentar um dia inteiro longe das tomadas.

Galaxy A5 2016 tem tela Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Outra especificação interessante é a da tela: com um tamanho de 5,2 polegadas e tecnologia Super AMOLED, ela apresenta uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Com isso, a densidade fica em 424 ppi (pixels por polegada), impedindo que aqueles “quadradinhos” fiquem visíveis a olho nu. A câmera do A5 também não faz feio. Ela tem 13 e 5 MP, nos sensores traseiro e frontal, respectivamente. Além disso, o smartphone ainda grava vídeos em Full HD.

2. Corpo de metal e vidro

Outra característica bacana do A5 2016 é o corpo do aparelho. Diferentemente de outros smartphones da Samsung, como o Galaxy S5, por exemplo, o smartphone é todo feito de metal nas bordas e laterais, e vidro na tela e na parte traseira. Dessa forma, a resistência do celular aumenta, além de ficar com uma cara de smartphone premium.

3. Entrada para dois chips

Opções de cores do Galaxy A5 2016 (Foto: Divulgação/Samsung)

Esse ponto pode não ser utilizado por todos os usuários, mas ter entrada para dois chips é sempre uma boa opção. Como andar com dois celulares no bolso pode ser bastante incômodo, usar dois chips no mesmo aparelho facilita o dia a dia das pessoas que precisam ter mais de uma linha telefônica.

Portanto, os dois slots para chips são um belo atrativo para os usuários que necessitam do recurso. A Samsung cham

... a essa tecnologia de "Duos".

PONTOS NEGATIVOS

1. TouchWiz, o Android modificado

Este primeiro ponto negativo é bastante comum entre os celulares da Samsung. Apesar de vir de fábrica com o Android 5.0 Lollipop e contar com a atualização para o Android 6.0 Marshmallow, a fabricante inclui outros apps e ainda modifica a interface do sistema operacional do Google.

Galaxy A5 (2016) conta com um leitor de impressões digitais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Atualmente, os smartphones da Motorola – que foi comprada pela Lenovo – e os Nexus ainda mantêm as características do Android puro. No caso do Galaxy A5 2016, as alterações da Samsung podem frustar os usuários que gostam da interface original do Google para o seu sistema operacional.

2. Mesmo design dos outros Samsungs

Ao comprar um smartphone da Samsung, o usuário vai precisar lidar com uma característica que não compromete, mas pode incomodar: o celular tem praticamente o mesmo design dos outros aparelhos da companhia. Galaxy A7, Galaxy J5e Galaxy S7salvo algumas mudanças, também são muito parecidos.

Design do Galaxy A5 2016 segue o mesmo padrão dos outros aparelhos da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

Portanto, se você quer um celular que chame a atenção e que seja diferente, é melhor deixar o Galaxy A5 2016 de lado e focar em outras alternativas.

3. Apenas dois slots

O consumidor que optar pelo A5 2016 terá que optar entre o uso com dois chips ou o uso com cartão de memória. Isso se deve à bandeja híbrida do telefone, que comporta somente dois slots (entre SIM card e microSD).

Esse ponto não chega a ser grave, mas, como o aparelho tem apenas 16 GB de armazenamento interno, a importância do cartão de memória se torna maior. Por isso, o usuário precisará tomar uma decisão.

iPhone SE ou Galaxy A5 2016: qual celular comprar? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo