O Home Theater é capaz de simular o cinema em casa com um conjunto de equipamentos que intensificam a qualidade do som e tornam mais realista a experiência de assistir a um filme. Há diversos modelos no mercado para os diferentes gostos de usuários, como In a Box, Soundbar e Modular.

Soundbar ou Home Theater? Descubra em qual vale a pena investir

Mas a dúvida que fica é: qual deles pode ser considerado a melhor opção para as suas necessidades? Confira abaixo os prós e contras e descubra a melhor escolha para cada uma das situações.

Home Theater tem equipamentos que simulam o cinema em casa (Foto: Divulgação)

Vantagens x desvantagens

Se você deseja mais praticidade, o Home Theater in a box (HTIB) é uma boa pedida. Isso porque é possível comprar todos os equipamentos - caixas acústicas, que distribuem o som pelo cômodo com o objetivo de aumentar a potência do áudio; subwoofer, que se torna um item indispensável por intensificar os sons graves; e receiver, um amplificador de som e receptor de áudio que distribui o som para as caixas acústicas - de uma vez só, sem a necessidade de adquiri-los separadamente, como ocorre no Home Theater Modular.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Home Theater in a Box LG BLU-RAY 3D BH6340H (Foto: Divulgação/LG)

O kit também tem a vantagem de ser uma alternativa útil para quem não é especialista no assunto, o que evita possíveis erros na compra e diminui as chances de escolher o item mais caro por não ter o conhecimento técnico necessário. Porém, é possível conseguir mais autonomia na escolha de componentes de diferentes marcas renomadas, por exemplo, para aqueles que optarem pelo Home Theater Modular.

Outro ponto favorável é a facilidade na montagem, sem a necessidade de gastar muito tempo para fazer tal procedimento, inclusive se o modelo possuir conectividade sem fio. Já no Modular, o usuário precisa ter mais conhecimento para montar o equipamento e, geralmente, mais tempo para desempenhar essa atividade. Por ser compacto, o HTIB é recomendado para quem tem menos espaço na sala.

Em relação ao preço, os valores variam de acordo com os recursos presentes no In a Box. Quanto mais funcionalidades (wireless, entrada HDMI etc), maior será o preço cobrado. No entanto, de maneira geral, o aparelho tem preços mais competitivos no mercado.  

Outro modelo de Home Theater é a Soundbar ou Surroundbar. Ela se caracteriza por ter somente uma caixa de som e possuir tecnologia surround, promovendo uma sensação bem semelhante ao cinema.

Home Theater Soundbar da Philips HTB5150KD/78 (Foto: Divulgação/Philips)

Assim como o HTIB, a Soundbar também é indicada para quem tem pouco espaço no cômodo, uma vez que o aparelho é posicionado abaixo da TV na maioria das vezes, sem provocar muitas interferências. Outra relação entre os dois tipos diz respeito a sua praticidade na instalação, pois ambos são mais simples de serem instalados que o Modular, que, por sua vez, possui diversos equipamentos para serem conectados e posicionados da maneira certa.

Apesar disso, Modular leva vantagem na qualidade do som e na variedade de recursos, já que ele tem caixas de

... som independentes que potencializam mais o som em comparação ao Soundbar, que utiliza o ambiente externo para ecoar o som, por exemplo. De maneira geral, a segunda opção tem preços mais em conta.

Qual a melhor caixa de som para o PC? Comente no Fórum do TechTudo

Receiver Yamaha RX-A3050 (Foto: Divulgação/Yamaha)

O desempenho do som costuma ser melhor nos modelos modulares em relação aos demais, contribuindo para tornar a sensação de estar no cinema mais realista. Apesar disso, o preço geralmente é maior, mas é possível encontrar opções mais baratas no mercado.

Conclusão: investir ou não em Home Theater?

É necessário levar em consideração diversos aspectos antes de comprar qualquer um dos modelos de Home Theater, como tamanho do cômodo, praticidade e preço. Ou seja, o usuário precisa entender as suas necessidades antes de se decidir.

Caso você tenha um espaço considerável na sala e um bom dinheiro guardado, pode optar por um modelo modular para deixar a sua sala praticamente igual ao cinema. Porém, se quiser um preço mais em conta e não deseja abrir mão da praticidade, escolha o Home Theater In a Box ou a Soundbar. Ambos são boas alternativas para quem tem um espaço reduzido no cômodo e deseja mais comodidade na hora de escolher e instalar o equipamento em casa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo