A iluminação é um elemento essencial na fotografia, mas como tirar fotos de qualidade quando estamos em um ambiente mais escuro ou com baixa luminosidade? Apesar de parecer complicada, a tarefa pode se tornar fácil com um pouco de prática e, principalmente, criatividade. O TechTudo selecionou algumas dicas básicas para você aprender a tirar fotos incríveis em locais com pouca luz. A Câmera que usamos foi uma Canon SX510hs, mas algumas dicas servem para todos os modelos de câmeras com modo manual disponível.

Produza fotos com qualidade profissional usando uma câmera Nikon D5200

Aprenda a tirar fotos incríveis com a Canon SX510hs mesmo com pouca luz  (Foto: Canon/Divulgação)

As câmeras fotográficas domésticas atuais já dispõem de configurações manuais no mesmo nível das máquinas profissionais que temos no mercado. São eles: controlador de ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma. É o equilíbrio desses três elementos que fará com que a nossa foto tenha um resultado final de qualidade.

Explore o mundo da fotografia manual com sua câmera DSLR

A câmera que vamos usar para esse tutorial é a Canon SX510hs, uma boa câmera com funções manuais que ajudam muito na hora de fotografar. Mas qual a necessidade de funções manuais se a câmera já oferece a função automática e o flash? Acontece que quando usamos a função automática, o que a câmera faz é diminuir a velocidade do obturador até certo ponto e aumentar todo o ISO, correndo o risco da foto ficar borrada e muito granulada. Já no caso do flash, em alguns locais seu uso nem mesmo é permitido, como em museus e teatros.

Colocando a câmera no modo manual

Colocando a câmera no modo manual (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Assim que ligarmos a câmera, vamos girar o botão superior (onde temos as funções auto, Av, Tv etc) e colocaremos no "M" (manual).

Configurando a abertura do diafragma

Ao apertar o botão +/-, gire o botão rotatório para definir a abertura do diafragma (Foto: Reprodução/Canon

Com a câmera no modo manual, pressione o botão de ajustes  +/- e selecione o menor número, no caso da Canon SX510hs é f3.4. Não use o zoom, pois o mesmo diminui a luz que entra no sensor da câmera.

Configurando a velocidade do obturador

Após ter configurado a abertura do diafragma iremos ajustar a velocidade do obturador apertando novamente o botão +/- e girando o botão rotatório.  Como saber qual velocidade colocar? A SX510hs vem com uma novidade que poucas câmeras têm, que é o LiveView: ele mostra exatamente como sua foto ficará antes de você fazer o clique.

Dica: Para tirarmos fotos com pouca iluminação, teremos que diminuir a velocidade do obturador, sendo assim, devemos usar um tripé ou apoiar a câmera em uma superfície fixa, o que evitará que a foto fique borrada e influenciará de modo positivo no resultado final.

Configurando o ISO

Balancear o ISO com a velocidade do obturador ajuda a obter bons resultados. (Foto: Reprodução/Canon.com.br)

Para configurarmos o ISO, apertaremos o botão ISO e giraremos o botão rotatóri

... o até que nossa imagem fique clara. Temos as opções de configurar com um número de 80 a 3200. Usando ISO80 a foto terá menos ruído, porém sairá bem escura. Usando ISO3200 a foto sairá muito clara e com bastante ruído.

Aqui está uma das partes mais importantes do nosso tutorial, a configuração do ISO. Para saber qual número de ISO usar, devemos combinar o mesmo com a velocidade do obturador. No nosso caso, quanto maior a velocidade do obturador, maior o ISO. Isso ocorre porque, com a velocidade mais alta, a imagem tende a ficar mais escura e com isso, usamos um ISO alto para compensar a falta de luminosidade.

Agora vamos ver na prática o resultado final com exemplos de fotos com dois tipos de iluminações diferentes. Primeiro, temos a iluminação de um local fechado, constante, porém, fraca para a câmera; em seguida, temos a luz externa do entardecer, que vai diminuindo com o passar do tempo.

Foto feita em ambiente interno com luz constante usando as seguintes configurações: ISO200, f3.4 e velocidade do obturador em 1/15s (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Detalhe na foto para a boa qualidade em ISO200.

Foto parecida com a anterior, só que com configurações diferentes: ISO3200, f3.4 e velocidade do obturador em 1/35s (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Como podemos ver no detalhe, com o ISO em 3200 perdemos qualidade e nitidez, porém, ganhamos em velocidade do obturador, o que ajuda a capturar objetos em movimentos.

Foto externa. Configurações: ISO200, f3.4 e velocidade do obturador em 1/5s (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Mais uma vez a foto com ISO200, com boa qualidade e nitidez, porém, com velocidade do obturador baixa, o que implica em borrões que acabam afetando a qualidade da foto.


Foto no mesmo esquema da anterior, mas com ISO3200. Configurações: ISO3200, f3.4 e velocidade do obturador em 1/15s (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Como podemos observar nos exemplos, o segredo para se ter uma boa foto é saber equilibrar as configurações com a luz do momento, que por sua vez, acaba sendo inconstante durante vários momentos do dia. Fica claro também que o uso do ISO alto acaba dando um aspecto "deformado" em nossas fotos, por isso, usar ISO elevado só é aconselhável quando realmente não pudermos usar o flash (ou quando a pessoa gosta desse efeito granulado).

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no Fórum do TechTudo.

Para obter boas fotos em diferentes momentos, o ideal é usar o ISO entre 80 e 500, abertura de preferência em f3.4, e velocidade do obturador em 1/30s ou superior. Isto é, se as condições de luzes permitirem. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo