O Transformar é um efeito de transição para o Microsoft PowerPoint do Microsoft Office 365 que promete dar um toque “profissional” às suas apresentações. Com ele, o programa é capaz de reconhecer alterações na posição e formatação de objetos em um slide e criar efeitos de transição para a organização da tela seguinte. Assim, não é preciso perder tempo ajustando cada animação. Confira neste tutorial como usar a ferramenta para deixar as suas apresentações mais atraentes.

Oito dicas matadoras para se tornar um mestre do Microsoft PowerPoint

PowerPoint 365 tem transição Transformar que reconhece mudanças em objetos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como funciona e o que é preciso para usar o Transformar

O efeito Transformar pode ser aplicado em uma grande variedade de objetos, como texto, imagens, WordArt, SmartArt e gráficos. No entanto, para que a animação funcione corretamente, é necessário que os slides contenham pelo menos um elemento em comum. Ou seja, se você quer criar a animação de uma foto se deslocando de um ponto a outro, é necessário que a imagem esteja nos dois slides para que o PowerPoint consiga rastreá-la corretamente. Veja como funciona a seguir.

Como usar o Transformar

Passo 1. Edite os seus slides normalmente até que chegar ao que deseja aplicar o efeito;

Usuário deve editar o slide normalmente antes de aplicar transição Transformar no PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Para obter o melhor resultado, é recomendado a criação de outro slide igual ao atual. Basta clicar com o botão direito sobre a miniatura dele e escolher a opção “Duplicar Slide”;

PowerPoint 365 recomenda que usuário duplique slide ao qual for aplicar o Transformar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. No novo slide, faça as mudanças que desejar: redimensionar objetos, excluir, criar campos novos, entre outros. Em nosso exemplo, deixaremos uma bandeira em destaque e diminuiremos as demais, além de acrescentar algumas informações novas;

Usuário pode editar o slide duplicado livremente no PowerPoint 365 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Após fazer as alterações desejadas, vá até a guia “Transições” no topo de tela;

... t-365-office-tranformar-transicao-animacao-5.png" width="695">Usuário deve inserir transição Tranformar após editar slide no PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. No quadro “Transição para este slide”, escolha a opção Transformar;

Usuário deve procurar efeito Transformar entre as transições do PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. O PowerPoint mostrará uma prévia da animação. Se quiser editar, toque sobre “Opções de Efeito” e escolha se deseja que aplicar a transição aos objetos, texto ou caracteres;

PowerPoint 365 traz opções para personalizar transição Transformar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Caso queira conferir novamente, basta apenas tocar no botão “Visualizar”;

Usuário pode assistir novamente a animação da transição Transformar no PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Continue editando os seus slides normalmente, lembrando-se sempre de duplicar aqueles aos quais deseja aplicar o efeito de transformação;

Usuário pode continuar editando slides normalmente após aplicar Transformar no PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como usar a transição Transformar para dar um toque especial às suas apresentações do PowerPoint 365.

Como transformar duas apresentações do PowerPoint em uma? Veja no Fórum TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo