O vídeo divulgado pela Microsoft em que mostra o Microsoft Edge como o navegador que gasta menos energia irritou os responsáveis pelo Opera. Em uma nota oficial, os desenvolvedores contestaram a afirmação da rival e demostraram o resultado de seus próprios testes. Nele, o Opera seria o software mais econômico, garantindo 43 minutos a mais de uso em relação aos outros. 

Microsoft Edge ou Chrome? Novo IE consome menos bateria no notebook

O Opera é o primeiro navegador a ter embutidos em seu sistema um modo de economia de energia e bloqueador de anúncios, reduzindo o consumo. Os testes iniciais do navegador revelaram uma economia de até 50% em relação ao Chrome, mas não levou o Microsoft Edge em consideração porque o navegador só estava disponível no Windows 10.

Teste do Opera mostra que navegador consome menos energia que o Edge (Foto: Reprodução/Opera)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Em seguida, os desenvolvedores repetiram o teste usando apenas os dois navegadores: a versão mais recente do Opera e do Microsoft Edge que está disponível no Windows Insider. O computador usado foi um Lenovo Yoga 500 com perfil de energia balanceado e todos os serviços desnecessários parados.

O próximo passo foi simular a navegação em sites de notícias diferentes e vídeos do Youtube em loop, registrando o consumo a cada minuto. O resultado foi um máximo de 3h12 min de uso no Microsoft Edge e 3h55 min no Opera, que rodou com o modo de economia de energia e bloqueador de anúncios.

Quais são os melhores navegadores atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

O teste original da Microsoft deixou um notebook ligado rodando apenas o navegador e simulando o uso de páginas comuns, como

... _self">Facebook e Google. Os resultados mostraram que a bateria durou 6h18 min no Opera e 7h22 min no Microsoft Edge. O problema com o teste, segundo o Opera, é que a metodologia não foi explicada completamente, o que impediria que o mesmo teste fosse reproduzido por outras pessoas.

Veja o teste de bateria feito pelo Opera no navegador

Via Opera e WinBeta



>>> Veja o artigo completo no TechTudo