El Chavo del Ocho, série de TV que ganhou adaptações em desenho animado, faz hoje 45 anos e ganhou um Doodle Google.  Chaves, como é chamado Brasil, é uma série mexicana de sucesso, tanto por seu elenco composto por grandes atores e por seu criador Roberto Gómez Bolaños. O enredo, que fala fala de um personagem órfão e seus amigos entrando e saindo de problemas, fez milhões de fans pela América Latina e continua sendo assistido até hoje.

Conheça o Chaves Kart, jogo de corrida com os personagens da série

A homenagem do Google traz uma ilustração com os personagens Kiko (Quicho), Popis e o protagonista Chaves. Além desses, a série também tinha mais pessoas em seu elenco: Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde, a Bruxa do 71, Chiquinha, e Dona Edwiges, a Louca da Escadaria, são algum deles. 

Chaves faz 45 anos e recebe homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)

Qual foi o melhor Doodle do Google que você já viu? Comente no Fórum do TechTudo.

 <b>O motivo do Doodle</b>

Há exatos 45 anos, em 20 de junho de 1971, ia ao ar pela primeira vez a esquete humorística criada por Roberto Gomez Bolaños, El Chavo del Ocho, que no Brasil ficou conhecida simplesmente como “Chaves”.

Fruto de trabalhos anteriores de Bolaños na televisão mexicana, El Chavo del Ocho foi uma das séries televisivas e maior sucesso do México, repetindo a sua repercussão em outros países da América-Latina, incluindo o Brasil. Os eternos episódios de Chaves são exibidos até hoje, fazendo rir crianças e adultos.

No doodle, que pode ser visto acima, vemos a personagem Pópis, interpretada por Florinda Meza, brincando de pular corda com o Quico. Enquanto isso, Chaves sai de seu barril e tenta pegar o pirulito de Pópis, obviamente, sem sucesso algum.

<b>Personagens icônicos</b>

Os personagens criados por Bolaños são carismáticos e cada um tem uma personalidade bem distinta. Isso foi um dos ingredientes para o enorme sucesso da série. Chaves é o protagonista e interpretado pelo próprio Roberto Gomez Bolaños, falecido em 2014.

Chiquinha (La Chilindrina) é uma das amigas de Chaves e interpretada pela atriz Maria Antonieta de las Nieves. Ela é filha de Seu Madriuga (Don Ramón), interpretado pelo ator Ramón Valdés e que sempre leva uns tapas de Dona Florinda, interpretada por Florinda Meza. Ela é mãe de Quico (Carlos Villagrán), um garoto de nove anos altamente mimado e metido a riquinho. Também é amigo de Chaves.

Dentre o núcleo principal da série também temos o Professor Girafales, interpretado por rubén Aguirre. Temos ainda Dona Clotilde, interpretada por Angeline Fernandez e que é conhecida também como “Bruxa do 71”. Apelido dado pelas crianças, por acharem que ela é bruxa. O número 71 é referência ao número da casa onde ela mora na vila.

O Senhor Barriga, interpretado por Édgar Vivar, é o dono da vila e ocasionalmente vai até lá para cobrar o aluguel e levar umas pancadas do Chaves. Ele tem um filho, chamado Nhonho, que também é vivido por Édgar Vivar. Estes são os personagens principais da série, mas há outros personagens secundários, como o Jaiminho, Godinez e Paty.

<b>Os atores na atualidade</b>

Por se tratar de uma série de mais de 40 anos, é natural que a maioria dos atores já tenham falecido. Um dos primeiros a falecer foi Ramón Valdez, que interpretou o seu madruga. Ele morreu em 09 de agosto de 1988. Anos depois vieram a falecer também Angelina Fernandfes (Dona Clotilde), Raul Padilha (Jaiminho) e Horácio Gomez Bolaños (Godinez).

Mais recentemente, em 2014, o criador da série, o icônico humorista Roberto Gomez Bolaños também veio a falecer, causando comoção mundial. Por último, o nosso querido Professor Girafales (Rubén Aguirre

... ) também deixou o mundo um pouco mais triste.

Do elenco principal, ainda estão vivos Maria Antonita de las Nieves, que interpretou a Chiquinha; Édgar Vivar, que interpretou o Seu Barriga e o Nhonho; Florinda Meza, que fez o papel da Dona Florinda e Carlos Villagrán, que interpretou o Quico.

<b>Adaptações para os videogames</b>

Como não podia deixar de acontecer, a série posteriormente foi adaptada para diversos jogos de videogames. Ao longo dos anos, foram vários tipos diferentes de jogos. Os mais variados e comuns são para navegadores. Onde encontramos jogos de corrida (Chaves Kart), de aventura, de mistério, de colorir e dezenas de outros.

Conheça a história dos Doodles:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo