Todo mundo quer gastar menos com internet e ligações no celular. Uma opção para isso é o app para Android Uso de Dados – Call Timer. Gratuito e fácil de usar, ele permite estabelecer limites de consumo de dados móveis e minutos mensais de chamada, garantindo que o usuário nunca ultrapasse a franquia contratada com a operadora.

Como funciona a câmera dupla do celular? Conheça a aposta da LG e Huawei

Anda gastando muito com chamadas e 3G/4G no seu smartphone? Então, veja como usar o aplicativo no sistema do Google e economizar na conta telefônica.

Início

Passo 1. Instale o Uso de Dados – Call Timer no TechTudo Downloads. Ao abrir o app, aperte o botão “Configurar”. Em seguida, toque no botão “Continue” para dar ao aplicativo acesso ao telefone.

Telas iniciais do app para Android Uso de Dados – Call Timer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Conceda as permissões que o app solicitar tocando em “Permitir”.

Janelas de permissões para app acessar dispositivo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Por fim, aparecerá uma mensagem informando que a medição de uso de dados começará. Toque em no botão “Aceitar”.

Mensagem informativa sobre medição de uso de dados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Controle da internet

Passo 1. A tela principal do Call Timer mostrará três opções principais: celular (internet), saída de ligações e saída de SMS. Toque na primeira, conforme destacado na imagem abaixo, para gerenciar o uso de dados das redes 3G e 4G.

Tela principal do Call Timer com opção de uso de dados móveis em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O programa mostrará como os aplicativos estão consumindo os dados, exibindo um gráfico com base no período. Na parte superior da tela fica o menu principal, representado por três pontinhos. Toque nele para abrir as opções e selecione “Configurações”.

Expansão do menu de uso de dados do Call Timer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Dê um toque sobre o campo “Dados”. Na caixa que será aberta, digite o limite de dados a ser consumido pelas redes 3G/4G e aperte o botão “Aceitar”.

... eight="394" src="//s2.glbimg.com/0_9n9C-YZl2FJVGPCFx4333DqJo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/07/como-economizar-internet_dados-3.jpg" width="695">Definição de limite de dados móveis das redes 3G e 4G (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. O “Alerta” serve para enviar uma notificação quando o limite de dados estabelecido estiver próximo de ser atingido. Você pode desativá-lo com um toque. Para modificar os parâmetros para envio do alerta, toque no campo novamente e insira o novo percentual. Toque em “Aceitar” para salvar.

Configuração do alerta de limite de dados móveis (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Para definir limites também para os dados em roaming e rede Wi-Fi, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela e vá em “Avançado”. Note que aparecerão as opções “Celular – roaming” e “WiFi”.

Tela de definição de dados avançada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Altere os limites de dados e alerta para a internet em roaming e Wi-Fi, da mesma forma como nos dados móveis. Para voltar à tela principal do Call Timer, toque na seta que aponta para a esquerda, como indicado nas imagens a seguir.

Destaque para seta que leva à tela principal do Call Timer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Controle do tempo das chamadas

Passo 1. De volta à tela principal, toque no ícone de telefone para controlar o tempo das ligações.

Ícone de limite de tempo de chamadas em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Verifique que aparece um gráfico e informações sobre sua rotina de chamadas. Para estabelecer limites no tempo das ligações, toque no menu e selecione “Configurações”.

Acesso às configurações das chamadas telefônicas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com a aba “Chamadas” selecionada, toque em “Limite”. Em seguida entre na opção “Minutos” e insira o limite de tempo para ligações efetuadas mensalmente. Toque em “Aceitar” para salvar.

Definição de limite mensal de minutos em ligações feitas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Altere o percentual de alerta, caso deseje, conforme já ensinado. Toque no menu de chamadas para entrar nas configurações avançadas.

Abertura de configurações avançadas de chamadas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Na tela avançada de chamadas você verá a opção “Números gratuitos”. Ela serve para que as ligações feitas para telefones não tarifados não sejam computadas no seu limite de minutos. Para configurar esses números, entre no menu em questão e selecione “Adicionar números de telefone”.

Acesso à tela de números gratuitos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. O aplicativo exibirá todos os contatos da sua agenda telefônica, separando os diferentes números de uma mesma pessoa. Selecione todos os telefones cujas ligações são gratuitas. Você pode adicionar um novo número que não esteja na agenda tocando no botão de “+”, localizado no canto superior direito da tela.

Inclusão de telefones gratuitos no Call Timer (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Agora você já pode controlar os gastos com internet e ligações no seu celular.

Bateria do Samsung Galaxy S5 não dura após atualização do Android? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo