Antes de pedir uma corrida pela Uber, o usuário pode ter uma estimativa do valor que irá pagar por determinado trajeto. Há várias maneiras de fazer isso e não é necessário nem usar o celular. Além do app para celulares Android e iPhone (iOS), os interessados podem usar o PC, Google Maps e o comparador de preços VAH, que exibe resultados dos concorrentes e oferece cupons de desconto. O objetivo é informar o usuário para que ele saiba o melhor custo-benefício de uma viagem.

Também é possível consultar os valores com bastante antecedência. Vale lembrar, porém, que a tarifa da Uber é dinâmica, ou seja, varia de acordo com a categoria do carro, trânsito, rota e a quantidade de veículos disponíveis. Confira, a seguir, quatro formas de saber o preço de sua viagem e evitar surpresas na hora de pagar a conta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aplicativo

O modo mais prático é usar o próprio aplicativo da Uber e simular um pedido. Na tela inicial, basta escolher o destino e o ponto de partida. O app vai imediatamente exibir todas as variações de preço disponíveis para o trajeto naquele horário. Caso queira concluir o pedido de viagem, toque no botão "Solicitar Uber". Do contrário, basta voltar à primeira tela ou sair do aplicativo.

2. PC

O computador também é um meio para descobrir o valor da viagem. A Uber oferece um serviço de estimativa de preços em seu site oficial. Acesse a página (uber.com/pt-BR/fare-estimate) e preencha os campos com os locais de partida e destino. O endereço na web mostrará os custos para cada opção disponível. No entanto, não dá para pedir a corrida diretamente pela página. Caso queira solicitar uma viagem pelo PC, o processo é outro.

3. Google Maps

Outra alternativa é o Google Maps. Ao pesquisar uma rota no aplicativo, diversas opções são exibidas, como carro, a pé e transporte público. Há também o ícone de um boneco com uma mala e acenando. Selecione a figura para visualizar os preços do trajeto nos apps de transporte disponíveis na região, inclusive a Uber, além dos respectivos tempos de espera. Para concluir o pedido de viagem, use o botão "Abrir app", que direciona o usuário para o aplicativo já com a rota escolhida aberta.

4. VAH

O aplicativo VAH é um comparador de preços entre serviços de transporte: voos, ônibus, aluguel de carros, carona e apps de táxi. Para saber o custo de uma corrida pela Uber

... com o app, selecione a aba "Urbano". Em seguida, digite os pontos de partida e destino e clique em "Comparar". Dentro da guia "Carro/Táxi" serão exibidas as alternativas, cada uma com seus respectivos valores e tempo de espera. Além disso, uma vantagem do VAH é que ele mostra também códigos de desconto para economizar na viagem.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo