O Facebook começou a testar, ainda em caráter bem restrito, uma nova opção que pode ajudar os usuários a diminuir seu consumo de dados ao navegar na rede social. A ferramenta estaria sendo testada primeiramente no Android. Ela será especialmente útil para os usuários brasileiros, que sofrem com as limitadas franquias de internet disponibilizadas pelas operadoras.

DeepText: Inteligência artificial do Facebook analisa o que você escreve

Quem divulgou a informação foi o site Android Police, que recebeu alguns prints da nova funcionalidade em uso. O Facebook irá implantar um botão próximo ao menu do seu perfil, chamado de “Use less data”, que numa tradução literal seria “Use menos dados”. O que se sabe é, que ao ser ativado, ele apenas reduziria a qualidade das imagens postadas no site.

Suposta nova ferramenta do Facebook para economizar dados (Foto:Reprodução/Android Police)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Não se sabe se a única funcionalidade da ferramenta será reduzir a qualidade e o tamanho das imagens, mas é possível que existam outros mecanismos atuando nos bastidores para diminuir o peso da rede social. Por se tratar ainda de uma solução em testes, há a possibilidade dos desenvolvedores estarem ainda implementando novas funcionalidades e meios de reduzir o consumo de dados.

Atualmente, a rede social possui o Facebook Lite, um aplicativo com menos recursos e que é usado quando o usuário precisa ou deseja gastar menos dados. Além disso, há outras opções para se economizar ao navegar pelo Facebook. Por exemplo, a utilização de bloqueadores de anúncios reduz a quantidade de dados gastos ao acessar seu perfil, pois eles impedem a exibição de propagandas.

Outra solução é o uso de navegadores como o Opera Max, que usa os servidores da empresa para compactar as páginas web antes de exibi-las ao usuário. Eles retiram todos os códigos ou elementos que julgam desnecessário, deixando a página mais leve e tendo como consequência a economia de dados.

Fim do aplicativo Notify para iOS

O Facebook ainda não se pronunciou sobre o “Use less data” e não há uma previsão para que o recurso comece a funcionar. A companhia tem se concentrado na criação de ferramentas mais relevantes para os usuários e por isso, comunicou que está descontinuando o aplicativo 

... ss="link-do-autolink-semantico">Notify. Lançado em novembro para iOS, o objetivo do app era ser um hub de conteúdo para a tela de bloqueio do iPhone. Pois bem, não deu certo e ele está sendo jogado para debaixo do tapete agora. A empresa disse que as funções do Notify serão absorvidas por outros produtos, como o Facebook Messenger.

Via Android Police e The Verge

Como ficar offline no Messenger do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo