O Aprender inglês - ABA English é um app gratuito para iPhone (iOS) e dispositivos Android que promete ensinar inglês sem sair de casa, usando apenas o celular. Com método similar aos cursos presenciais, o aplicativo desenvolvido pela Academia Britânica e Americana atua na fala, na escrita e na leitura e é dividido em níveis de conhecimento com diversos módulos por nível. São 144 etapas no total.

Cinco apps para a integração perfeita entre seu Android e o PC

Apesar de ser gratuito para baixar, o programa Aprender Inglês – ABA English disponibiliza apenas a primeira lição de cada nível aos usuários, como uma espécie de teste. Para ter acesso completo é preciso pagar pela versão premium, mas por ter um método de ensino didático, o investimento pode valer à pena. Ficou interessado? Veja no passo a passo abaixo como usar todas as funções do aplicativo.

Aprenda Inglês com o aplicativo ABA English (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1: Faça download do app Aprender Inglês – ABA English pelo TechTudo Downloads.

Passo 2: Após abrir o aplicativo, clique no botão “Comece já” e, em seguida, faça o seu cadastro. O programa permite que seja feito login através do e-mail ou da conta do Facebook.

O cadastro é simples e requer informações básicas (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 3: Ao finalizar o cadastro, você deverá escolher o nível que melhor se adequa ao seu conhecimento. O programa é dividido em seis níveis: iniciante, intermediário inferior, intermediário, intermediário superior, avançado e negócios. Depois de fazer a sua escolha, o programa abrirá a primeira unidade do nível selecionado.

O nível deve ser selecionado de acordo com o conhecimento do usuário (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 4: Cada nível contém 24 unidades, ou lições, e cada uma delas é dividida em oito passos. São eles: “aba film”, “fale”, “escreva”, “interprete”, “vídeo-aula”, “exercícios”, “vocabulário” e “avaliação”. Para desbloquear a avaliação é necessário concluir todas as outras sete partes. Ou seja, clique na opção “Aba Film” para começar os estudos. Ao terminar a primeira etapa, o aplicativo mostrará uma mensagem na parte superior da tela.

A primeira etapa é o filme (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 5: Dê prosseguimento clicando na seção “Fale”. Ao abrir a opção, o

... diálogo apresentado no filme aparecerá na tela do smartphone. Para dar início à prática, aperte o botão “Escute e Repita”. Ao completar uma frase, selecione “Continuar”.
A fala é praticada pelo diálogo do filme (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 6: Após terminar a prática da fala, vá para a próxima opção. Clique em “Escreva” e, em seguida, no botão “Escute e escreva”, para praticar a escrita. Quando a frase estiver correta, o app abrirá uma faixa verde na parte superior.

O aplicativo também pratica a escrita (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 7: Caso a resposta esteja errada, uma faixa vermelha aparecerá na parte superior da tela. Para descobrir a resposta certa, basta clicar no ponto de interrogação localizado no canto superior direito da tela.

As respostas corretas podem ser acessadas no ícone de interrogação (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 8: Para continuar, clique na opção “Interprete” e escolha o personagem desejado.

Na seção "Interprete" o usuário passa a ser o personagem da história (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 9: No momento em que as frases aparecerem na tela, basta clicar no botão “gravar” e repetir o que está escrito. Ao finalizar esta etapa é possível escutar o seu desempenho, para isso, clique no botão “escutar”.

Os botões em tamanhos grandes facilitam o uso (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 10: O próximo passo é a vídeo-aula. Clique sobre o ícone de câmera e assista ao vídeo que explica a gramática aprendida durante a lição. Ao terminar, selecione a opção “exercícios”.

A vídeo-aula retoma os aprendizados da unidade (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 11: Para completar os exercícios, basta preencher o quadro que aparece na tela e clicar em “Conferir resultado”. Respostas certas serão indicadas pela cor verde e respostas erradas pela cor vermelha. Se quiser descobrir a resposta, clique na interrogação.

As respostas dos exercícios são dadas na hora (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 12: O penúltimo passo, “vocabulário”, é similar à seção “fale”. Você deve clicar no botão “Escute e repita”, ouvir a palavra que é dita e repeti-la. Ao terminar, clique em “Pare a gravação”.

A seção "vocabulário" treina as palavras aprendidas na unidade (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 13: Se achar que não falou muito bem, clique em “refazer” e se quiser ouvir a sua fala seguida do narrador do app, clique em “comparar”.

É possível refazer ou comparar as falas (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 14: Para terminar a lição, clique em “avaliação”. O app mostrará algumas instruções, após ler, aperte em “começar a avaliação”.

A avaliação é a última etapa de cada unidade (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 15: As avaliações são compostas por 10 questões de múltipla escolha. Clique na resposta certa e, ao terminar todas, o aplicativo mostrará a sua pontuação. Caso você acerte oito questões ou mais, a próxima lição será aberta. Para acessá-la, basta selecionar “Continuar com a unidade 2”.

Para ser aprovado no teste, é necessário acertar oito questões no mínimo (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Passo 16: Para acessar o menu do ABA English a qualquer momento durante os estudos, clique na seta localizada no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, selecione as três barras, localizadas na mesma posição. O menu oferece diversas funções, como uma visão geral do curso, os níveis – que podem ser mudados a qualquer momento, os certificados, o acesso completo (pago) e o contato do desenvolvedor.

O menu contém várias informações sobre o app (Foto: Reprodução/Raíssa Delphim)

Agora que você já sabe como usar todas as funções do aplicativo ABA English, comece a aperfeiçoar o seu inglês.

Qual é o melhor app grátis para aprender outro idioma? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo