Após o início da Capcom Pro Tour de Street Fighter V em março com o Final Round XX, o mês de abril marcou a retomada do circuito ao redor do planeta. Com o NorCal Regionals, o Brussels Challenge, o Fighter's Spirit, a Saigon Cup e o Game Over, além do primeiro online nas quatro diferentes regiões da CPT, tivemos grandes nomes se solidificando no topo da tabela, surpresas conquistando seu espaço e jogadores consagrados retomando por seu lugar ao sol.

NorCal Regionals, Califórnia, EUA

Campeão: Hajime “Tokido” Taniguchi

Primeiro evento Premier a acontecer em abril, o NorCal Regionals foi palco para um embate épico que muitos esperavam: Hajime “Tokido” Taniguchi enfrentaria Daigo Umehara pela primeira vez desde o embate ocorrido no Kemonomichi II, onde Daigo saiu vitorioso. Enfrentando seu algoz na grande final, Tokido dessa vez virou o duelo e se sagrou campeão do torneio, garantindo sua vaga na Capcom Cup 2018.

Além da final entre Tokido e Daigo, a grande surpresa foi a utilização de Cammy pelo jogador Du “NuckleDu” Dang. Conhecido por utilizar Rainbow Mika e Guile, o americano optou por escolher a personagem britânica na maior parte de seus confrontos no Top 8, e garantiu com isso o terceiro lugar no torneio.

Brussels Challenge, Bruxelas, Dinamarca

Campeão: Olivier “”Luffy” Hay

O Evento de Ranking Brussels Challenge marcou o retorno da CPT à Europa em 2018. Primeiro evento de ranking a acontecer na região, o Brussels Challenge contou também com a presença expressiva de jogadores japoneses, como Masato “Bonchan” Takahashi, Goichi “Go1” Kishida e John Takeuchi.

No entanto, os jogadores da Europa defenderam com unhas e dentes os 150 pontos que a vitória concederia ao campeão. Go1 e John Takeuchi foram eliminados ao longo do Top 8 pelo belga Houmaid “Takamura” Rabie e pelo sueco Elias “SaltyKid” Gasper. Único japonês a chegar na grande final, Bonchan enfrentou o francês Olivier “Luffy” Hay, revivendo a final da EVO 2014, que também foi protagonizada pelos dois. E assim como na final da EVO, Luffy se sagrou campeão.

Fighter’s Spirit, Seoul, Coréia do Sul

Campeão: Fujimura Atsushi

Em um torneio que contempla toda a região da Ásia, a grande surpresa ficou por conta do domínio do Japão - o Top 8 contava com um sul-coreano, um chinês e seis japoneses. Finalistas e campeões da EVO, como Yusuke Momochi, Hajime “Tokido” Taniguchi e Keita “Fuudo” Ai, disputariam o título contra novos prodígios do cenário competitivo, como Fujimura (anteriormente conhecido como Yukadon) e Kubo “StormKUBO” Arashi. E no fim, foi Fujimura quem levantou o caneco.

Fujimura encarou Fuudo na final. O jogador, que atualmente faz parte da equipe Fudoh, vinha pela chave principal, e havia vencido Fuudo e o mandado para a chave de repescagem anteriormente. Com isso, não apenas Fujimura tinha o bom retrospecto a seu favor, como também tinha a vantagem de lutar por apenas uma vitória. E apesar da tensão do confronto, que chegou até a última luta possível, Fujimura garantiu um bom 3 a 2 e o título do torneio.

Saigon Cup, Saigon, Vietnã

Campeão: Sim “NL” Gun

A Saigon Cup foi o terceiro evento de ranking a acontecer na Ásia, e mais uma vez o domínio japonês apareceu, com quatro jogadores no Top 8. No entanto, não foi o Japão quem levou o título dessa vez, pois o sul-coreano Sim ‘NL” Gun estava lá para levar o caneco. E a vitória de NL foi bastante parecida com a de Fujimura no torneio anterior, também enfrentando Fuudo na final.

Inicialmente, os jogadores se encararam na final da chave dos vencedores, e a vitória do coreano mandou o japonês para a chave de repescagem com relativa facilidade. Mas, após encarar Bonchan na final da Losers e eliminá-lo

... do torneio, Fuudo voltou para disputar o título com NL, e mais uma vez levou a partida para o último confronto possível - sendo, contudo, derrotado novamente e ficando na 2ª colocação.

Game Over, Santo Domingo, República Dominicana

Campeão: Chris “ChrisT” Tatarian

E o primeiro evento de ranking da América Latina aconteceu na República Dominicana, país do atual campeão da Capcom Cup, Saul “MenaRD” Segundo. Apesar de ser um evento que atribui pontos à América Latina, o torneio contou com a presença de vários jogadores da região da América do Norte, como Justin Wong, Kenneth ‘K-Brad” Bradley e Chris “ChrisT” Tatarian. E, assim como aconteceu o embate entre europeus e asiáticos no Brussels Challenge, o Game Over foi palco para o duelo entre latino e norte-americanos.

A surpresa do Top 8 começou com os jogadores dominicanos Jose “Jochy” Flaquer e Luis “Luiman20” Veras eliminando Justin Wong e K-Brad na chave de repescagem, mandando para casa dois dos mais fortes candidatos ao título do torneio. E com isso, o único norte-americano vivo no torneio foi ChrisT, que chegou até a final e enfrentou o anfitrião Christopher “Caba” Rodriguez. Porém, mesmo contando com o apoio massivo do público dominicano, Caba não conseguiu derrotar ChrisT, que se sagrou campeão.

O torneio também contou com a presença do brasileiro Thomas “Brolynho” Proença. O jogador chegou nas finais da chave principal e da chave de repescagem, alcançando o 3º lugar e garantindo 40 pontos na pontuação regional da CPT. O grande destaque de sua participação ficou por conta das vitórias em cima de Caba, por 3 a 1, e em cima de Justin Wong por 2 a 1, no Top 16.

Brolynho participou do torneio Game Over e venceu a lenda dos jogos de luta Justin Wong. (Foto: Divulgação/ELEAGUE)

Eventos Online, LATAM North e NA West

Campeões: Peter “Flash” Susini e Christopher “Caba” Rodriguez

Os primeiros eventos online também aconteceram em abril. O evento online da LATAM North contemplou os países da região caribenha do continente, como Porto Rico, Panamá e República Dominicana, enquanto o evento online da NA West contemplou os estados a oeste dos EUA e Canadá, como Califórnia, Nevada, Texas e Alberta.

Trazendo nomes já conhecidos da comunidade, como MenaRD e Dr. Ray, foi o dominicano Caba quem garantiu o título do evento online latino-americano, em um Top 8 composto majoritariamente por jogadores de seu país. Já no evento norte-americano, quem se sagrou campeão foi Peter “Flash” Susini, em uma final surpreendente contra Toi Bridges. Com isso, Caba e Flash somam 150 pontos, o que coloca os dois dentro do atual Top 15 da CPT Global.

Como está a Capcom Pro Tour?

Eventos de ranking e os online atribuem apenas 150 pontos ao campeão, estando bem longe dos 700 pontos que um evento Premier garante ao vencedor. Portanto, por terem acontecido poucos Premier em abril, a pontuação global permaneceu sem grandes alterações.

As grandes surpresas atendem pelo nome Caba e NL. Caba ficou em 1º e 2º lugar em dois eventos distintos, somando sólidos 221 pontos; já NL venceu um evento de ranking e conquistou 30 pontos durante os torneios NorCal Regionals e Final Round, totalizando 181 pontos. Com isso, os jogadores se encontram na frente de nomes gigantes como Yusuke Momochi, Bonchan, Luffy e Justin Wong.

E na parte de cima da tabela, dois nomes já despontam como virtualmente classificados para a Capcom Cup, no fim do ano. Tokido e Seonwoo “Infiltration” Lee tiveram performances excepcionais nos torneios em que participaram, somando 1130 e 860 pontos respectivamente. Com isso, a presença de ambos no Mundial já se torna praticamente certa.

Confira o Top 10 atual da CPT abaixo:

Maio - conheça os próximos eventos

A Capcom Pro Tour continua no próximo mês. Com cinco torneios presenciais e dois online, espera-se confrontos de alto nível em dois campeonatos principais: Stunfest, primeiro Evento Premier da Europa, e Combo Breaker, terceiro Evento Premier da América do Norte. Além deles, acontecerão mais dois Eventos de Ranking na América do Norte (Toryuken e Texas Showdown) e mais um Evento de Ranking na Ásia (BAM 10).

Confira o calendário abaixo:

Assista à entrevista de Brolynho para o TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo