PES 2016 permite que os jogadores criem versões digitais próprias e façam uma investida no mundo do futebol virtual. O Rumo Ao Estrelato, é o “modo carreira” que tem muitos adeptos no jogo de futebol da Konami. O TechTudo preparou algumas dicas para quem deseja ter uma trajetória de sucesso no game. Confira abaixo:

Review: PES 2015 ganhou nota 9,5 do TechTudo; leia a análise completa

Atributos Físicos

É grande a importância dos atributos físicos no jogo. Altura, peso e até o modo como se constrói o corpo do personagem são fundamentais. Por isso, na hora de fazer o boneco, preste atenção na envergadura, tamanho do peito e outros detalhes que parecem bobos, mas são importantes nas disputas corpo a corpo.

PES 2016 BAL: um sucesso do PES (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Para atacantes artilheiros, referências na área, e zagueiros, por exemplo, a imposição física é fundamental. Quem curte ser ala ou meia mais avançado, é importante não ser muito pesado – para poder ter mais velocidade. Portanto, o jogador deve ficar atento.

PES 2016: crie seu jogador com atenção a todos os detalhes (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Conheça sua posição

A escolha da posição também deve ser pensada com cautela, tendo em vista que o usuário é cobrado por ela. A função mais popular é o atacante, o cara que faz gols. Mas há também muita diversão em jogar nas laterais do campo e até, para quem busca desafios, ser zagueiro.

PES 2016: confira os detalhes antes de aceitar prosseguir (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Um ponto importante é que dentro da posição, existe o modo de jogo. Um atacante, por exemplo, pode ser velocista, artilheiro, pivô, e por aí vai. Dependendo da escolha é que o jogo distribui os pontos iniciais. Portanto, é necessário analisar o que deseja ter no personagem.

Nacionalidade e país onde jogar

Saiba que há dois caminhos para começar a jornada: já com dificuldade ou um pouco mais fácil. Se quiser um caminho menos complicado, é bom escolher iniciar a trajetória no país em que os rivais não sejam tão fortes, como as principais ligas europeias.

PES 2016: jogue no Brasil: é bem legal (Foto Reprodução/Thiago Barros)

 Jogar no Brasil, por exemplo, é ideal. Você conhece bem os adversários e mesmo não tendo um personagem muito poderoso, pode fazer a diferença em alguns jogos. A mesma coisa acontece com a nacionalidade: se escolher um país grande, com craques variados, é mais difícil ser chamado para a seleção nacional.

O que fazer em campo

A dedicação é fundamental, mas foque no que a posição precisa oferecer ao time. Se for meia, preste atenção nos passes. Se for volante, há mais necessida

... de de voltar para marcar e roubar bolas. Mas caso seja atacante, o técnico vai querer gols.
PES 2016: faça somente o que couber à função do jogador em campo (Foto Reprodução/Thiago Barros)

A grande dica é: não tente abraçar o mundo. Não saia correndo pelo campo e tente de tudo. Faça a sua função. Assim, você evitará riscos, vai se cansar menos, e pode ter, além de um melhor rendimento, boas avaliações. Bom posicionamento, calma e noção exata do que se deve fazer são os principais pontos.

Peça a bola com inteligência

Use o botão de pedir a bola com frequência para ter a oportunidade de participar mais do jogo. No entanto, faça isso com parcimônia e uma dose de inteligência. Só peça a bola caso esteja, de fato, em boa posição para o domínio da mesma.

PES 2016: se pedir a bola, tente fazer valer a pena (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Não fique usando o botão toda hora, porque pode receber a bola e perdê-la, errar um passe, e acabar frustrando o time e o treinador mais do que ajudando. Lembre-se: a qualidade das suas participações é muito mais importante do que a quantidade de toques na bola.

Treine

O menu de treinos é bastante útil. Lá, é definido os atributos que deseja que o jogador trabalhe mais. Essa é a primeira coisa que você deverá fazer ao iniciar sua jornada Rumo Ao Estrelato: definir o tipo de treino, para crescer nas características corretas.

PES 2016: treinos são fundamentais no game (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Acompanhe sua evolução

No fim de cada partida tem a opção de acompanhar as estatísticas da sua participação. Confira e vá analisando os dados de cada jogo para que possa compreender sua real evolução no game. Isso é importante para ver como o jogador é em campo, de fato, e como ajudar mais a sua equipe.

PES 2016: confira os dados de cada partida (Foto Reprodução/Thiago Barros)

Procure times com espaço

As transferências são uma realidade no modo Rumo Ao Estrelato, e você pode trocar de clube “quando quiser”, dependendo do interesse. Mas pense bem antes de trocar de time. Nossa dica é: vá só para onde for jogar.

Confira o elenco da equipe que está interessada em você e veja se há espaço para o jogador no grupo. Ser um atacante no Barcelona, por exemplo, não é nada fácil tendo como concorrentes Neymar, Messi e Suarez. Talvez valha mais ir para um Valencia, fazer seu nome, e chegar “com moral” em uma grande equipe, por exemplo.

Fifa 16 ou PES 2016: qual jogo será melhor? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo