O Opera anunciou na última quarta-feira (20) que inclui o recurso de VPN como uma ferramenta nativa, ilimitada e gratuita, em seu navegador para desktop, nas versões Windows, Mac OS e Linux. Sendo assim, o usuário não precisa mais baixar plugins ou aplicativos de terceiros e nem pagar por assinaturas quando precisar proteger a sua navegação de hackers, governos totalitários ou apenas acessar sites bloqueados na sua região, por exemplo.

O que é VPN? Entenda tudo

A novidade ainda está disponível somente na edição do Opera para desenvolvedores (opera.com/pt-br/developer), ainda sem prazo para chegar na versão para o consumidor final, mas já pode ser usada. Para acessar o recurso, o usuário deve entrar na área de “Configurações” através do menu e escolher a guia “Privacidade e segurança”, como na imagem abaixo.

Por enquanto, somente no Opera Developer (Foto: Divulgação/Opera)

Para justificar a adição deste novo recurso, em comunicado publicado no blog oficial, o Opera cita dados estatísticos do Global Web Index que diz que mais de 500 milhões de pessoas, ou 24% da população da Internet, tentaram ou estão usando VPN, serviço que é muito comum entre os jovens.

Como usar Netflix dos EUA na minha TV? Comente no Fórum do TechTudo.

A maior parte, 38% dos usuários, tem como objetivo acessar conteúdo melhor do que o disponível em seu território, como quando alguém quer assistir ao catálogo americano do Netflix, por exemplo.

... ="695">Opera facilita e democratiza o uso de VPN (Foto: Divulgação/Opera)

Segundo a análise do site The Verge, oferecer VPN gratuita e ilimitada tem como objetivo atrair usuários especializados para o Opera. O site também lembra que o navegador norueguês foi o primeiro entre os grandes que também colocou um bloqueador de anúncios nativo, recurso que era usado por browsers de nichos, mas hoje está se tornando cada vez mais popular.

Via Opera e The Verge

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo