Ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço é o principal atrativo do Bikoo. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o aplicativo tem como objetivo usar os trajetos feitos por você no dia a dia e aproveitar para entregar encomendas pelo caminho. O mais interessante é que é possível lucrar com a ferramenta. 

Cinco aplicativos para ganhar dinheiro usando o smartphone

O preço da entrega e a forma de pagamento são combinados entre quem solicita o serviço e quem faz a função de transportadora. No tutorial a seguir, aprenda a usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro no aplicativo.

Como usar o Bikoo para fazer entregas e ganhar dinheiro (Foto: Divulgação/Bikoo)

Solicitando a entrega

Passo 1. Após instalar o Bikoo e abrir o app pela primeira vez, você será apresentado a uma introdução. Toque em “Pular”, no canto superior direito da tela inicial, para ir diretamente ao cadastro. Nesta parte, toque em “Entre com o Facebook” ou “Cadastre com e-mail”. Para o exemplo, selecionamos a segunda opção. 

Telas iniciais do Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Carregue uma foto, que pode ser da galeria ou tirada na hora, e insira nome, e-mail e senha. Toque na seta do canto superior direito para avançar.

Cadastro inicial no Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O app mostrará o mapa da região onde você se encontra. Quando clicar em “Solicite uma entrega”, independentemente de ter feito o login via e-mail ou Facebook, surgirá uma caixa pedindo para que você complete o cadastro. Aperte o botão “Completar agora”.

Início da primeira solicitação de entrega pelo Bikoos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Complete o restante das informações e toque na seta, na parte superior, para avançar. Você receberá um código de confirmação via SMS, que deverá ser digitado no campo correspondente da tela seguinte. Após fornecer o número, toque no ícone de confirmar para completar o cadastro.

... (Foto: Reprodução/Raquel Freire)" height="400" src="//s2.glbimg.com/HRyhQ_qVDKB_OPWUk8W_mbvFW7U=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/19/4como-usar-o-bikoo-para-fazer-entregas-e-ganhar-dinheiro.jpg" width="695">Finalização do cadastro e confirmação do telefone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Voltando à tela principal, toque novamente no botão “Solicite uma entrega”. Desta vez o Bikoo permitirá que a solicitação seja feita. O primeiro passo, então, é tirar uma foto do objeto a ser transportado. Toque no botão azul para captura da imagem e na seta para avançar.

Indicações para botões de solicitação de entrega e captura de foto (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Na tela a seguir, escreva o nome do objeto e selecione uma dimensão aproximada, tocando na seta para avançar. Na tela final da etapa, informe o endereço de retirada e de entrega, e prazos para retirada e entrega. Além disso, marque se você quer que apenas usuários verificados façam a retirada do produto. Toque na seta do topo para avançar.

Telas de informação sobre produto e locais de retirada e entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. A entrega foi criada. Você a identificará pelo balão localizado no endereço de retirada. Toque sobre ele para ver os detalhes. Se quiser cancelar a solicitação, toque no ícone de três pontos, indicado na parte de baixo, e selecione a opção correspondente.

Mapa mostrando sua solicitação de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Fazendo entregas

Passo 1. Para fazer entregas, você também terá que preencher o cadastro completo no Bikoo. Depois disso, entre na tela principal e veja as solicitações de entregas próximas a você. Toque no balão para ver detalhes da retirada e, caso interesse, dê um toque na parte branca. Informe quanto você irá cobrar pela entrega e quando poderá efetuá-la. Aperte o botão “Fazer esta entrega”.

Proposta de realização de entrega pelo Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Será aberta uma caixa de confirmação, na qual você deve pressionar o botão “Sim”. A confirmação de que o procedimento foi realizado com sucesso será exibida na parte inferior, com a mensagem “Você enviou uma proposta de R$ XX”.

Confirmação de envio da proposta de entrega (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com isso, as duas pessoas terão o contato, um do outro, para acertar a forma de pagamento. Quando tiver feito a entrega, basta acessar o menu principal, ir em “Minhas entregas” e entrar na encomenda em questão. Mova a chave “Marcar encomenda como entregue” para a posição “Sim” e confirme a entrega na caixa de diálogo que será aberta.

Encomenda entregue via Bikoo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. A partir de agora, você já sabe como fazer uma entrega pelo Bikoo e ganhar dinheiro com sua bicicleta. 

Como fazer ligações de graça e sem internet? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo