Counter-Strike, Assassin's Creed são apenas dois jogos que contam com fases e missões pelo Brasil, adaptando lugares como Rio de Janeiro, São Paulo, Floresta Amazônica e até a Usina de Itaipu, no Paraná. Na lista a seguir, você vai conhecer ou reconhecer momentos de jogos que aderiram esses locais em suas narrativas, desde Ninja Gaiden para NES, até as favelas do Rio de Janeiro, retratadas em games como Call of Duty: Modern Warfare 2.

Counter-Strike 1.6: confira como baixar e instalar o jogo de ação

Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – PlayStation 3, Xbox 360, PC

Em 2009, o jogo de tiro da Activision contou com missões ambientadas no Rio de Janeiro. No enredo, o jogador fazia parte de uma tropa norte-americana, que desembarcava no Brasil para investigar as ações do vilão da história.

Call of Duty: Modern Warfare 2 traz o exército norte-americano para combater traficantes nos morros cariocas (Foto: Divulgação/Activision)

Na missão, o jogador invade uma favela e é recebido por inimigos que ocupam as casas e falam português. Um detalhe interessante é que as paredes dos barracos não resistem às balas e criam uma dinâmica para a fase. Você deve estar sempre em movimento, pois nenhuma parede é capaz de te proteger.

SOCOM 2 Navy SEALs (2003) – PlayStation 2

O game tem algumas passagens pelo Brasil. A mais marcante ocorre na sexta fase, chamada de Operation Good Neighbours – Hydroeletric. Nela, os SEALs, grupo de elite dos fuzileiros navais norte-americanos, precisam combater as Forças Armadas Revolucionárias do Brasil, que ameaçam explodir a Grande Barragem Paraná, nome da Usina de Itaipu no jogo.

A recriação da usina, da barragem e do interior do complexo é bastante fiel ao que os visitantes conhecem nos passeios guiados oferecidos pela hidrelétrica binacional.

SOCOM 2 Navy SEALs tem operação no Brasil, na Amazônia e na Usina de Itaipu (Foto: Reprodução/YouTube)

Max Payne 3 (2012) – PlayStation 3, Xbox 360, PC

Em 2012, a Rockstar lançou a terceira aventura sobre o policial nova-iorquino que marcou época no PlayStation 2. Em Max Payne 3, o protagonista foge dos fantasmas que o assombram nos Estados Unidos e chega ao Brasil para trabalhar como segurança de uma família rica em São Paulo.

Max se envolve em uma trama de sequestro e crime na capital paulista. Com isso, o ex-policial precisa enfrentar inimigos em favelas, em uma recriação da Amazônia e em um estádio de futebol que tem vaga semelhança com o Morumbi.

Max Payne 3 tem versão da cidade de São Paulo com contrastes
... entre áreas ricas e pobres (Foto: Divulgação/Rockstar)

Counter-Strike (1999) – PC

No lançamento original do game de tiro, há cenários ambientados no Brasil criados pelos próprios jogadores. O mapa, que se passa em uma favela, com vielas e casas, foi um dos motivos para proibir o jogo no auge da sua popularidade.

Fãs criaram mapa que levou os tiroteios de Counter-Strike às favelas cariocas (Foto: Reprodução/YouTube)

Driver 2 (2000) – PlayStation

Bastante querido entre os jogadores do PlayStation, Driver 2 era ambientado em quatro cidades diferentes: Chicago, Las Vegas, Havana e Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, uma série de missões levava o jogador a cenários como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana Palace, Arcos da Lapa, Cristo Redentor, Maracanã e muitos outros cartões postais.

Rio de Janeiro de Driver 2 tem uma série de pontos conhecidos, como o Museu de Arte Moderna (Foto: Reprodução/YouTube)

Ninja Gaiden (1988) – NES

A última fase de Ninja Gaiden se passa em uma fortaleza na Amazônia. Na história, o jogador controla Ryu Hayabusa em busca de vingança pela morte de seu pai. No último cenário, tido como um dos mais difíceis da época, o jogador deve se infiltrar em uma fortaleza na Amazônia e escapar das armadilhas, além da marca registrada do game: inimigos eliminados voltam à vida caso o jogador volte pela fase.

Última fase de Ninja Gaiden se passa numa fortaleza amazônica (Foto: Reprodução/YouTube)

Assassin’s Creed 3 (2012) – PlayStation 3, Xbox 360, PC

Assassin's Creed 3 conta com uma fase em São Paulo. No game para PS3, Xbox 360 e PC(Steam), a inclusão da cidade criou uma polêmica: a versão retratada apresenta um local sujo, com população mal-educada e com forte sotaque inglês.

A visão preconceituosa refletiu em muitas críticas do público brasileiro ao jogo. Pouco tempo depois, Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft no Brasil, pediu desculpas aos jogadores brasileiros.

Passagem de Desmond pelo Brasil gerou muita polêmica entre os fãs de Assassin's Creed 3 (Foto: Reprodução/YouTube)

Tom Clancy’s H.A.W.X. (2009) – PlayStation 3, Xbox 360, PC

O jogo de combate aéreo tem o Brasil como o centro da história e, por conta disso, há diversos cenários em solo brasileiro. No começo do game, uma aliança de países sul-americanos invade o Brasil no ano de 2021, e a tarefa do jogador é combater essa invasão.

Nas missões no Rio de Janeiro, é fácil identificar uma série de pontos da cidade, como o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e muitos outros.

Jogador precisa defender o Rio de Janeiro de uma invasão em H.A.W.X. (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Forza 6 (2015) – Xbox One

A edição mais recente do simulador de corridas do Xbox One ganhou uma pista de rua no Rio de Janeiro. O circuito é uma representação da cidade carioca, já que reúne uma série de lugares e regiões do Rio ligados pela pista de uma forma que nem sempre reproduz com fidelidade a cidade real.

Em todo caso, diversos elementos da vida na cidade podem ser encontrados pela pista, o que torna o cenário “carioca” suficiente para agradar quem conhece bem o Rio de Janeiro e para apresentar as belezas aos estrangeiros.

Forza 6 tem uma pista organizada em ruas do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Shadowrun (2006) – Xbox 360, PC

O jogo exclusivo do Xbox 360 é um tiro em primeira pessoa com foco em multiplayer e que conta a história de um artefato histórico misterioso, localizado na cidade de Santos, em 2031. Cabe ao jogador escolher uma das duas facções do jogo para derrotar os inimigos e capturar o objeto.

A cidade de Santos presente em Shadowrun tem pouco em comum com a real, já que, em 2031, a paisagem é completamente diferente: uma mistura de edifícios no coração da cidade convive com comunidades com construções mais baixas.

Exclusivo do Xbox 360 e do PC, Shadowrun tem mapas ambientados na Santos de 2031 (Foto: Reprodução/YouTube)

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo