A Build 2016 trouxe notícias animadoras para a Cortana, assistente de voz da Microsoft, na última quarta-feira (30). Disponível atualmente para Windows 10, Android e iOS, o recurso deve chegar a mais plataformas, como o Xbox One, Skype e outros mensageiros com Bots. Em computadores, diversas funções serão incluídas no Anniversary Update, prometendo mais agilidade e proatividade na realização de tarefas. Para te ajudar a ficar por dentro de tudo, o TechTudo reuniu o que muda na Cortana.

Como usar a Cortana em português

Comandos a partir da tela de bloqueio

Com o Windows 10 Anniversary Update, a Cortana poderá ser usada com o computador bloqueado. Nas demonstrações durante a Build, o ícone da assistente foi exibido na lockscreen e o usuário pôde fazer perguntas sobre trânsito e pedir para ouvir piadas de ciência. Segundo a Microsoft, será possível criar alarmes, lembretes e fazer perguntas sobre vários assuntos.

Cortana ganhou ícone na tela de bloqueio na nova atualização do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

O recurso não é totalmente inédito, uma vez que a Siri e a Google Now já funcionam com telefones e tablets bloqueados. Além disso, assim como os rivais, é provável que a Cortana tenha restrições ao acesso de conteúdo pessoal, como contatos, contas de email, ligações, entre outras coisas.

Cards com ações rápidas

Atualmente, a assistente da Microsoft trabalha apenas exibindo informações em sua tela inicial, não sendo possível interagir com a maior parte delas. Na Build 2016, contudo, foi demonstrado que a Cortana ficará mais proativa, sugerindo ações para os seus alertas e cards.

Cortana exibirá card com botões para ações rápidas no Windows 10 e Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Um aviso sobre uma reunião ou almoço, por exemplo, poderá conter opções para obter rota para o local ou até mesmo fazer reservas em restaurantes. A novidade será aberta aos desenvolvedores para que os seus apps sejam integrados à Cortana.

Ver notificações do Android e Windows 10 Mobile

Outra mudança programada para chegar com o Update Anniversary é a maior integração entre PCs e celulares com Android e Windows 10 através da Cortana. A assistente poderá exibir as notificações do celular diretamente na Central de Ações do computador, proposta parecida com a do Pushbullet e a do AirDroid. No entanto, é preciso aguardar a versão brasileira da Cortana chegar à Play Store.

Responder mensagens do celul

... ar
Cortana será capaz de responder mensagens de texto do Android e Windows 10 Mobile (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Durante o evento, a Microsoft demonstrou também como a Cortana poderá ser usada para responder uma mensagem de texto em um celular Android. Dependendo do conteúdo do SMS, haverá a possibilidades de salvar lembretes ou fazer outras ações rápidas sem sequer tocar no celular.

Consultar histórico

A Cortana também pode se tornar bastante útil para lembrar ao usuário localizações visitadas anteriormente e outros históricos. Durante a demonstração na Build, o desenvolvedor Marcus Ash perguntou à assistente: “Qual loja de brinquedos visitei ano passado na Build?”. Em resposta, o funcionário da Microsoft obteve a localização visitada.

Cortana on Tap: cards rápidos sem trocar de tela

No Android Marshmallow, o Google lançou o Now on Tap: função que exibe pesquisas e informações a um toque do usuário. A Microsoft parece ter gostado da ideia e demonstrou algo muito parecido no Skype. Em uma conversa simulada, a Cortana destacou um trecho da mensagem e, após o toque do usuário, exibiu uma pesquisa com uma informações fornecidas pelo Bing.

Cortana poderá exibir cards com informações de pesquisas fornecidas pelo Bing (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por enquanto, a Microsoft ainda deu detalhes se as sugestões e pesquisas da Cortana serão exibidos em todos os aplicativos do sistema, além do Skype. No entanto, a assistente também fez algo similar durante a demonstração de escrita à mão nas notas rápidas do Windows 10.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Integração com aplicativos Android

No Windows, a Cortana já possui integração e comando em alguns aplicativos do sistema e de terceiros, como o Netflix e Shazam. No entanto, a Microsoft planeja levar a função para os apps do Android e, futuramente, iPhone. A grande vantagem para os consumidores é que eles poderão usar comandos de voz para assistir um conteúdo específico em um app ou realizar tarefas mais rapidamente. No entanto, ainda será preciso aguardar o suporte ao português.

Integração com os Bots em aplicativos de mensagens

Cortana terá integração profunda com Skype e robôs Bots da Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft está apostando profundamente na automatização de serviços de atendimento, delivery e outros pedidos. Os “Bots”, como a empresa chamou os robôs, funcionarão integrados à Cortana em conversas por SMS e aplicativos de mensagens como o Skype, WeChat, Line, entre outros. Durante a demonstração, a assistente perguntou se poderia compartilhar endereço e também rastrear a entrega do delivery.

Comandos de voz no Xbox One

O Xbox One também fará parte do Anniversary Update e, entre as novidades anunciadas, está a chegada da Cortana. Segundo a Microsoft, o recurso terá funções para auxiliar os jogadores durante a jogos, provavelmente ajudando em tarefas como chats e gravações de clipes. No entanto, o chefe da divisão responsável pelo console, Phil Spencer, revelou que detalhes virão durante a conferência E3, em junho.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo