O botão “Home” está presente no iPhone desde a sua primeira versão, com lançamento em 2007 – feito pelo próprio Steve Jobs. De lá pra cá, a Apple vem adicionando funcionalidades a este botão físico que, ao longo de todas as gerações, mantém praticamente o mesmo design do primeiro iPhone.

Como aumentar o espaço do iCloud pelo iPhone

Todo mundo sabe que o Home leva para a tela inicial do dispositivo. Existem, porém, outras funções compatíveis. Por isso mesmo, preparamos uma lista para mostrar outras funcionalidades pouco conhecidas que podem ser ativadas nos iPhones, iPads e iPods Touch. Confira.

Voltar para a tela inicial do sistema

Use o botão Home para voltar à tela inicial do iOS (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Esta é a principal e mais utilizada função do botão Home. Quando o usuário está navegando em algum site ou mesmo dentro de qualquer aplicativo, seja ele nativo ou não, basta apertar o botão Home para voltar à tela inicial do sistema, onde podemos ver a grade de apps do usuário.

Esta é uma forma simples e rápida de voltar ao início do sistema. De lá, o usuário poderá abrir outros apps e realizar outras atividades.

Desbloquear o aparelho

iPhone 5S tem sensor de digitais no botão Home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A partir do iPhone 5S, lançado em 2013, a Apple incluiu um leitor biométrico no botão Home dos iPhones. Desta maneira, o usuário pode cadastrar a sua digital para desbloquear o iPhone sem precisar inserir a senha de 4 dígitos.

Dessa forma, o botão Home acabou ganhando uma nova funcionalidade, a de desbloquear o dispositivo. Assim, basta pegar o iPhone, colocar a digital do dedo cadastrado no leitor biométrico sobre o botão Home e então esperar o celular ser desbloqueado em questão de milissegundos.

Ativar a Siri

... ta/TechTudo))" width="695" height="485">O botão Home também ativa a Siri (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A Siri, assistente virtual presente no iOS desde 2011, com o lançamento do iPhone 4S, já fala português e também pode ser chamada através do botão Home. Para isso, basta pressioná-lo por alguns segundos. A Siri será ativada e então você poderá dar alguns comandos a ela, como pedir para fazer pesquisas, abrir aplicativos e também configurar alarmes e lembretes.

Abrir a multitarefa para fechar apps em segundo plano

Multitarefa no iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Caso o usuário queira fechar os aplicativos que estão abertos em segundo plano no iPhone, ele também pode fazer isso por meio do botão Home. Ao apertá-lo duas vezes seguidas, você verá todos os aplicativos que estão em execução no iPhone. Daí, basta arrastá-los para cima para fechá-los.

Se você precisa com frequência se livrar de apps em segundo plano, outra opção é usar a dica de como limpar como limpar a memória RAM do iPhone para deixá-lo mais rápido.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tirar print

Tirando print no iPhone 5C (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Caso queira tirar uma “print” da tela do seu iPhone, também precisará recorrer ao botão Home. Para fazer isso, aperte simultaneamente o botão Home com o Power. A tela vai piscar e você ouvirá o som de um obturador, semelhante a uma câmera. Pronto, esse é o sinal de que a print foi tirada com sucesso.

Ativar o “Modo Uma Mão” nos iPhones maiores

O iPhone 6 Plus e o 6S Plus possuem uma tela bem grande, de 5,5''. Esse maior tamanho de tela dificulta o uso do celular com apenas uma mão. Porém, a Apple incluiu uma função chamada de “Reachability”, que ficou popularmente conhecida como “Modo uma mão”.

Ao dar dois toquinhos no botão Home (sem pressionar), o topo da tela desce alguns centímetros, permitindo que você alcance determinados apps e botões com o dedão, sem precisar usar a outra mão para isso.

Entrar no modo DFU

iPhone em modo de recuperação (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

O modo DFU é usado para fazer uma restauração de software profunda no iOS. Geralmente é usado quando você está tendo muitos problemas com o iPhone, como travamentos diversos, lentidão e desligamentos repentinos.

Para entrar no modo DFU, você usará bastante o botão Home. Já ensinamos como fazer este procedimento neste tutorial.

Comprar o iPhone 6S ou esperar o iPhone 7? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo