O Android N, próxima versão do sistema para celulares, teve hoje alguns de seus recursos revelados. O Google informou que a plataforma será compatível com multi-janelas e terá maior economia de bateria e também de franquia de dados de internet. A promessa é de diversas melhorias para quem opta pela plataforma.

Android Marshmallow: veja quais apps estão consumindo memória RAM

Inicialmente o sucessor do Android Marshmallow será enviado – ainda numa versão prévia – para os desenvolvedores de aplicativos e só depois de passar por testes ele será liberado como atualização para os smartphones. Trazendo as novidades em primeira mão, o TechTudo lista abaixo as mudanças e melhorias com a chegada do novo Android.

Android N terá sistema para responder mensagens rapidamente, a partir da notificação (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Economia de bateria

O recurso batizado de Doze existe desde o Android Marshmallow, com o objetivo de detectar quando o smartphone não está sendo utilizado pelo seu dono. Com a atualização para o Android N, o Doze++ vai entrar em modo de economia de energia a partir do momento em que a tela do smartphone ficar inativa. Segundo o Google, ele funcionará quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo.

Economia de internet

Para poupar a franquia de dados, em meio a planos de internet cada vez mais limitados, o Google implementou o Data Saver (Economizador de Dados, na tradução para o português). Ele permite ao usuário bloquear funções que ficam rodando em segundo plano, tanto no sistema quanto nos aplicativos. Os próprios internautas deverão definir quais apps podem ou não ter os dados restringidos pela ferramenta.

Muti-janela

Também chamada de multi-window, a funcionalidade permite a smartphones e tablets trabalhar com telas dividas. A ideia é dar ao consumidor a chance de abrir dois apps ao mesmo tempo e na mesma tela – similar ao que o iPad e o Windows Phone possibilitam.

Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)

Os apps de vídeo, como YouTube e Netflix, em tese poderão tirar proveito do recurso para jogar o conteúdo audiovisual para reprodução nas Android TVs, enquanto o dono do smartphone poderá usá-lo normalmente.

 Otimização do sistema

O chamado Projeto Svelte existe desde o Android KitKat, de acordo com o Google. A versão mais atual do recurso ajuda em especial os donos de celulares com pouca memória RAM. Ele deixa o telefone mais veloz ao otimizar o sistema de background.

Respostas rápidas para mensagens

Esse já existe no iPhone: a resposta rápida para mensagens diretamente das notificações. Ao receber um texto no WhatsApp, por exemplo, o usuário poderá visualizar a mensagem no topo da tela e já aproveitar para mandar uma resposta a partir dali, sem ter que abrir o app. Recursos como este geralmente dependem da implementação por parte dos messengers e outros apps de comunicação, como o Gmail.

Gráficos melhores

O Vulkan API marcou presença no MWC 2016, a feira de celulares de Barcelona, como uma promessa para os gamers que buscam gráficos melhores e mais realistas. Com o Android N, a tecnologia estará presente de forma nativa no sistema do Google.

Antes mesmo do gigante da internet adotar a ferramenta, a Samsung já t

... inha anunciado seu apoio ao Vulkan API – ele está presente no Galaxy S7 e no Galaxy S7 Edge.

Para saber mais sobre o Vulkan, ouça a explicação sobre ele na Rádio CBN, numa parceria com o TechTudo.

A previsão é de que uma versão do Android N mais próxima da final seja apresentada no Google I/O, o evento de tecnologia que o Google realizará nos Estados Unidos em maio. Também durante a conferência deverá ser revelado o nome final do sistema, assim como o Android 6 virou Marshmallow, o 5 virou Lollipop, e assim sucessivamente.

Qual é o melhor sistema operacional de celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo