Comprar um celular bom e barato pode ser uma tarefa complicada. Os smartphones normalmente são encontrados em diversos tamanhos, com diferentes especificações e preços variados. Em meio a tantas opções, achar um telefone com um bom custo-benefício requer uma pesquisa mais aprofundada sobre a ficha técnica e assistência técnica, por exemplo. Pensando nisso, o TechTudo separou seis pontos que devem ser levados em consideração na hora desta importante escolha.

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

1. Verificar a ficha técnica

Ler e entender a ficha técnica do smartphone é uma etapa importante na hora de adquirir um novo celular. As especificações vão determinar qual celular se adequa melhor às necessidades do usuário. Caso o usuário esteja procurando um dispositivo para executar tarefas mais pesadas, por exemplo, o ideal é buscar um smartphone com processador mais potente e com mais memória RAM. Para atividades básicas diárias, por outro lado, como WhatsApp e redes sociais, não há necessidade de um hardware tão parrudo.

O processador e memória RAM normalmente têm grande influência no valor do celular, por isso não vale a pena investir tanto em especificações avançadas se as necessidades do usuários não demandam muito poder computacional.

Para quem faz um uso mais intenso do celular e passa bastante tempo fora de casa, é recomendável prestar atenção na capacidade da bateria. Um dispositivo com componente superior a 4.000 mAh já deve ser suficiente para passar o dia inteiro longe das tomadas em um uso moderado.

Se o usuário gosta de ver filmes e séries, vale a pena apostar em telas maiores, de qualidade e com boa resolução. Para aqueles apaixonados por fotografia, é interessante buscar um modelo que se destaque pelo conjunto fotográfico. Procure saber quantas câmeras o aparelho possui, qual a tecnologia delas e abertura da lente, por exemplo.

2. Assistência técnica

Estar preparado para imprevistos é fundamental. Por isso, vale a pena checar se existe assistência técnica autorizada para o smartphone que pretende comprar. O site oficial das fabricantes costuma trazer informações sobre garantia, além das formas de entrar em contato. Normalmente é possível acionar a assistência por meio do telefone, endereço da autorizada mais próxima, email ou no próprio site.

É importante também estar por dentro dos preços para eventuais consertos, já que a garantia tem um prazo de validade e não cobre todo tipo de problema.

Vale lembrar ainda que algumas fabricantes dão garantia somente para aparelhos comprados no Brasil. É o caso da Samsung e Xiaomi, por exemplo.

3. Avaliações

Checar as avaliações dos usuários em relação ao celular é uma boa estratégia. Desta forma, é possível saber se o smartphone entrega aquilo que a ficha técnica promete, evitando surpresas desagradáveis.

É interessante também buscar informações a respeito da reputação da loja onde pretende realizar a compra. Isto ajuda a evitar problemas com entrega e qualidade do produto, além de proteger os usuários de possíveis fraudes.

4. Acessórios na caixa

Saber o conteúdo da caixa é igualmente importante. Na maioria dos casos, a embalagem do smartphone acompanha carregador e fones de ouvido. Se não for o caso, é preciso considerar o preço destes itens separadamente, além de capas pr

... otetoras e película.

Recentemente, o iPhone 12 causou polêmica ao não incluir mais o adaptador de tomada e fones de ouvido na embalagem do smartphone. Portanto, é bom ficar atento a custos adicionais que você pode ter com itens que precisarão ser comprados à parte.

5. Atualizações de sistema

Outro ponto a ser levado em consideração é o sistema operacional do celular, que normalmente é Android ou iOS, no caso do iPhone. É interessante saber qual o sistema atual do dispositivo e se a fabricante promete atualizações futuras para ele, principalmente no caso do sistema do Google.

Isto é importante porque, com o tempo, os smartphones que não recebem mais updates acabam ficando obsoletos. As atualizações normalmente melhoram o funcionamento do sistema, corrigindo erros e otimizando o desempenho do dispositivo, além de garantir maior segurança para o usuário.

Além disso, algumas atualizações de aplicativos são compatíveis somente com versões mais recentes do sistema, por isso é preciso prestar atenção neste quesito.

Veja cinco fatos sobre o Android 10

6. Atenção na hora de comprar celular usado

Adquirir um smartphone usado tem como vantagem principal o preço mais em conta. No entanto, sem os cuidados necessários, o barato pode sair caro. Por isso, se o usuário optar pela compra de um celular de segunda mão, é preciso se atentar a algumas dicas para não cair em golpes.

Diversos sites oferecem aparelhos usados, alguns deles contam até mesmo com garantia, e o comprador ainda pode decidir pelo telefone levando em conta as marcas de uso que pode ir de pequenas avarias até riscos e arranhões mais aparentes. Por isso, a dica é buscar pelos sites mais confiáveis.

É preciso se atentar também à ficha técnica do aparelho a ser comprado. Dependendo do ano do lançamento, um smartphone que era considerado como intermediário antigamente pode apresentar desempenho de um básico devido ao tempo.

Além disso, é importante exigir nota fiscal do produto e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Caso opte por comprar por meio de grupos de redes sociais, direto com o anunciante, prefira marcar a negociação em local público e teste todas as funções antes de fechar negócio.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo