O Java Runtime é uma tecnologia prática de exibição de conteúdo. É compatível com vários sistemas operacionais e navegadores, o que facilita a vida de programadores. Mas a máquina virtual deixou de funcionar no Chrome a partir da versão 45, lançada em setembro de 2015.

Como corrigir erro de Java no computador 

Isto ocorre porque o navegador não suporta mais o NPAPI, uma tecnologia necessária para fazer com que plugins de aplicativos como o Java, Silverlight e Unity, possam funcionar corretamente. Ainda assim, se você quiser usar o Java no Chrome, confira as dicas abaixo:

Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle) (Foto: Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle) )

1. Use outro navegador

De acordo com o Google, o NPAPI foi bloqueado por ser antigo – criado em 1995 – e que apresenta riscos de segurança. Mas outros navegadores decidiram não bloquear a tecnologia, como o Microsoft Edge e o Firefox. A recomendação da Java e da gigante de buscas é que o usuário utilize outras opções para acessar este conteúdo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Firefox é um dos navegadores recomendados que ainda rodam Java (Foto: Reprodução/Mozilla)

2. Use o Java Web Start

Normalmente, os plugins Java Runtime são rodados e processados diretamente a partir do navegador. O Java Web Start é uma alternativa que executa o conteúdo com a tecnologia NPAPI, independente da presença do plugin no navegador.

... 2Zqnw-oZw=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/03/javaws.png" alt="Web Start do Java funciona sem depender de compatibilidade do navegador (Foto: Reprodução/Java)" height="371" width="695">Web Start do Java funciona sem depender de compatibilidade do navegador (Foto: Reprodução/Java)

O software faz parte do Java Runtime Environment desde sua versão 5. Uma vez instalado, o programa roda automaticamente toda vez que o usuário acessar uma página que possua conteúdo Java.

Quais são os melhores aplicativos em java para celular? Confira no Fórum do TechTudo. 

Via Java e Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo