O Steam é uma das lojas mais populares para download de jogos digitais, com títulos para Windows, Mac e Linux. É uma plataforma completa, com rede social, mercado interno e uma comunidade para usuários. No entanto, alguns jogadores, tanto do Brasil quanto do exterior, enfrentam problemas ao tentar executar o programa no computador. O Steam não abre? Veja abaixo como resolver.

Guia Steam: veja coletânea de dicas para a plataforma de games para PC

Antes de tentar qualquer solução, verifique se o Steam ainda está aberto no PC. As vezes o programa não abre porque ainda está rodando em segundo plano, mesmo que tenha sido fechado. Para isso, digite o comando “Ctrl+Shift+C” e clique no Gerenciador de Tarefas. Procure pelo Steam, finalize todos os processos do programa e tente reiniciá-lo. Se ainda assim não funcionar, tente uma das soluções abaixo:

O Steam não abre no computador? Veja como resolver o problema (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Mudar a compatibilidade

Se você usa Windows, uma maneira de corrigir erros no Steam é mudar as opções de compatibilidade do programa. Para fazer isso, localize o executável do Steam em sua área de trabalho ou na pasta “C:\Arquivos de Programa (x86)\Steam”. Em seguida, clique nele com o botão direito e selecione “Propriedades”. Na aba Compatibilidade, marque a caixa Modo de Compatibilidade e executar como administrador. Clique OK e reinicie o Steam.

Steam não abre? Rode o arquivo em modo de compatibilidade para resolver o problema (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Resetar configurações

O Steam pode não abrir no seu computador por causa de falhas de conexão, que podem ter corrompido arquivos do programa ou do servidor. Existe uma maneira de restaurá-los sem que você precise desinstalar e baixar novamente. O processo cobre boa parte dos erros que surgem no Steam, incluindo os com o arquivo ClientRegistry.blob. Ele também não vai afetar seus jogos ou saves no HD. Veja abaixo como fazer:

Passo 1. Feche o Steam e finalize todos os processos do programa no Gerenciador de Tarefas. Abra o menu Executar no Iniciar ou aperte a tela do Windows+R no seu teclado;

Steam não abre? Abra o menu Executar e digite "steam://flushconfig" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. No menu Executar, digite o comando “steam://flushconfig” e aperte Enter. Reinicie o seu computador;

Passo 3. Inicie o Steam diretamente da pasta ”C:\Arquivos de Programa (x86)\Steam” e não pelo o atalho na área de trabalho. Ele vai aparecer como Steam ou Steam.exe.

Mac OS

Passo 1. Feche o programa do Steam e abra o Safari;

Passo 2. Na barra do Safari, digite ”steam://flushconfig” e aperte Enter;

Passo 3. Reinicie o seu computador e tente iniciar o Steam novamente.

Linux

Passo 1. Abra o Terminal e digite ”steam –reset”. Você verá o seguinte comando “Installing

... bootstrap /home/[nome de utilizador]/.steam/steam/bootstrap.tar.xz”;

Passo 2. Reinicie o computador e tente abrir o Steam novamente.

Iniciar o Steam em modo TCP

Problemas de conectividade também podem impedir que o Steam abra no seu computador. Esses erros têm solução, porém antes de tentar qualquer procedimento, verifique a conexão de internet. Reinicie o seu modem ou roteador e certifique-se que sua banda larga seja suficiente para rodar o programa.

Steam não abre? Copie e o cole o código -tcp para o atalho do Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Feito isso, se o problema ainda persistir, você pode corrigir erros de conetividade alterando o protocolo de conexão UDP para TCP. Para mudar, clique com o botão direito do mouse no executável do Steam e selecione “Propriedades”. Na aba Atalho, copie e o cole o código -tcp para o final do endereço do atalho, desta forma ”C:\Arquivos de Programa (x86)\Steam\Steam.exe” -tcp. Clique em OK e reinicie o Steam.

Para sua segurança, evite entrar em modo TCP em computadores de terceiros ou que não tenham antivírus instalado. Caso você precise logar em uma máquina desconhecida, use este tutorial para ativar o Steam Guard no seu computador e proteger sua conta.

Se nada der certo, reinstale

Se nada funcionar, o jeito será reinstalar o programa no seu computador. Uma dica é fazer um backup da pasta de games antes de desinstalar o Steam. Desta forma, você não vai precisar baixar seus jogos mais uma vez.

Steam não abre? Se nenhuma das soluções funcionar, reinstale o Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para salvar seus jogos, faça uma cópia da pasta “steamapps”, localizada em ”C:\Arquivos de Programas (x86)\Steam\steamapps”. Em seguida, desinstale o programa do seu PC e acesse a página do TechTudo sobre o Steam. Clique em “Baixar” e abra o arquivo. Siga os passos para concluir a instalação. Quando reinstalar o Steam, basta copiar essa pasta para o mesmo local e terá seus jogos instalados novamente.

E se o jogo não rodar?

Se os jogos não rodarem, há uma maneira de resolver se a causa for por conta de arquivos corrompidos. Ao baixar um jogo, queda de internet ou falhas de conexão podem muitas vezes danificar os arquivos de instalação de um game.

Os jogos no Steam não abrem? Verifique a integridade dos arquivos instalados (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Se o jogo não iniciar, vá para sua biblioteca de jogos no Steam e clique com o botão direito no game que está dando erro. Selecione a opção “Propriedades”. Clique na aba Arquivos Locais e escolha a opção “Verificar Integridade dos Arquivos”. O Steam vai verificar a instalação e, se encontrar dados corrompidos, fará o download dos arquivos originais novamente. Quando o processo terminar, tente iniciar o game novamente.

Qual é a sua loja digital de jogos para PC preferida? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo