O Brave Browser é o mais novo navegador de Internet, criado pelo ex-CEO da Mozilla, Brendan Eich. Após deixar o cargo na criadora do Firefox, Brendan usou todo seu conhecimento na área de browsers para desenvolver o Brave, que além de versões para Windows e Mac OS, conta também com aplicativos para celulares e tablets Android e iOS (iPhone e iPad)

Veja outras opções de navegadores de Internet

Um dos grandes trunfos que o Brave Browser tem em relação aos concorrentes, como o Chrome e o próprio Firefox, é que, segundo os desenvolvedores, o navegador é duas vezes mais rápido no desktop e quatro vezes mais veloz nos celulares. Além disso, o programa já traz um bloqueador de anúncios ativado por padrão. Isso torna a navegação mais leve e, consequentemente, ainda mais rápida. Veja agora como usar o Brave Browser no seu computador.

Brave é o novo browser de ex-executivo da Mozilla (Foto: Divulgação/Brave Software)

Interface limpa e simples

Ao abrir o Brave, você verá que a interface é enxuta e limpa. Para acessar um site, basta digitar o endereço no topo da janela onde há: “Search or enter an address”. Em seguida, clique em Enter.

Barra de navegação e pesquisa do Brave (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Uma característica interessante do navegador é a contagem do tempo de carregamento da página. No exemplo abaixo, o indicador aponta 2s 545ms. Isso funciona com todas as páginas da Internet.

Tempo de carregamento da página (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Na parte superior da janela do Brave, há os tradicionais botões de Voltar, Avançar, Atualizar e Favoritar.

Botões padrões do Brave (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Abas no Brave

Logo abaixo fica a barra de abas/guias. Para abrir uma nova guia, basta clicar no botão “+”. Para fechar, passe o mouse por cima e clique no botão de “X”. Outro recurso interessante no Brave é que, ao posicionar o mouse sobre alguma das abas abertas, o usuário vê o conteúdo completo da página. Quando o usuário tira o mouse da aba, o browser volta para a janela ativa (guia vista por último).

... .com/po/tt2/f/original/2016/02/29/ashampoo_snap_20160229_11h16m29s_004_brave.png" alt="Pré-visualização de páginas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)" height="460" width="695">Pré-visualização de páginas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Ao clicar no menu hambúrguer (três linhas horizontais) localizado no canto superior direito, o usuário tem acesso a mais algumas funções: nova aba, navegação privada, iniciar nova sessão, e outras;

Janela de menus do Brave (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Na opção “Bravery”, você pode configurar como os anúncios serão bloqueados. É possível escolher bloquear todos os tipos de propaganda ou apenas alguns;

Bloqueador de anúncios (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Em “Bookmarks”, você pode gerenciar os favoritos e também deixar a barra de favoritos sempre à mostra.

Gerenciamento de favoritos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Estas são as principais funções do novo navegador Brave, que também consegue bloquear a maioria dos anúncios. Se você não é dependente de nenhum outro navegador, como o Chrome, o Brave pode ser uma ótima alternativa.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo