O Idol 4 e o Idol 4s foram os primeiros aparelhos lançados no Mobile World Congress (MWC) 2016, e fizeram bonito, mesmo brigando com gigantes como Galaxy S7 ou LG G5. Com acabamento premium em metal, vidro frontal e traseiro, bom hardware e a reversibilidade da tela, o dispositivo merece atenção.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

A experiência com ambos, Idol 4 e 4S, é similar: o design, simétrico, favorece uma das características mais interessantes do aparelho. Não importa para que lado você gire a tela, o Android corrige e fica “do lado certo”. Agora, com alto-falantes, cantos e bordas iguais, apenas a câmera entrega a orientação original dos Idol 4.

Enquanto o Idol 4 tem tela de 5,2 polegadas Full HD, o Idol 4S traz 5,5 QuadHD e um acabamento extremamente premium. Ambos têm falantes JBL, dois na frente e dois atrás, oferecendo um som de extrema qualidade e com surpreendente fidelidade e potência para um celular. Aliás, os falantes “dupla-face” são ideais para quando o aparelho está nas mãos, apoiado em alguma coisa ou no chão. Nada atrapalha as saídas.

Idol 4: aparelho é leve, elegante, feito em alumínio e tem excelente pegada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Tanto o 4 quanto o 4S trazem uma novidade da Alcatel: a Boom Key, um botão similar aos liga/desliga da linha Xperia, da Sony, mas com funções predeterminadas. Uma sequência de apertos ou segurá-lo faz com que o aparelho tire uma foto, abra galeria, aumente o som, dentre outras funções. E ainda será possível customizar as ações.

Detalhe da Boom Key, da Alcatel: inspirado na Sony, botão inteligente traz muitas funções (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Enquanto a câmera traseira do Idol 4S tem 16MP, o 4 tem 13MP, com foco ultrarrápido (0.01s, segundo a Alcatel), estabilização de vídeo e flash dual-tone. A primeira oferece uma qualidade surpreendente de fotos, sobretudo em baixa iluminação, mas o “irmão menor” não se destaca nesse quesito – mas isso não significa que deixem a desejar ou desapontem. Aliás, as fotos do Idol 4S ficam muito vivas na tela Quad HD do aparelho. A câmera selfie dos dois aparelhos é igual, com 8MP e flash frontal.

... ima da lateral e acabamento em vidro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)">Detalhe da câmera traseira do Idol 4: mais próxima da lateral e acabamento em vidro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

As especificações do 4S são bem justas para um desempenho acima da media: o processador é um Qualcomm Snapdragon octa-core 652, e o aparelho tem 3GB de RAM e uma bateria de 3.000 mAh e suporte ao QuickCharge. Ou seja,  um bom hardware, uma excelente bateria e carregamento rápido.

Detalhe dos cantos arredondados do Idol 4S: lembra os rivais, mas com mais simplicidade (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já o Idol 4 é mais modesto. Roda um Qualcomm Snapdragon octa-core 617, em velocidades de 1,7Ghz e 2,2Ghz, com 16GB de armazenamento (suporta até 512GB via microSD) e 2GB de memória RAM. A bateria tem 2.610 mAh e o aparelho suporta carregamento rápido via QuickCharge 2.0.

Tela lock da linha Idol traz Yahoo e Shazam para poupar tempo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Qual vai ser o melhor smartphone para você, o Galaxy S7 ou LG G5? Comente no Fórum

O Android de ambos é o 6.0.1 Marshmallow, com pouquíssima customização. Consequentemente, parece bem fluido e com pouco software pré-instalado. Isso resulta em mais memória livre, mais velocidade e uma interface limpa. O que é um excelente ponto para a Alcatel.

Detalhe da traseira do 4S: elegância, bom acabamento e câmera no meio (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Idol 4S acompanha um sistema de realidade virtual parecidíssimo com o Samsung Gear VR – segundo a empresa, isso virá grátis no pacote.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O resultado de alguns minutos brincando com a dupla é bem empolgante. O Idol 4 é claro no seu propósito: trata-se de um aparelho mais simples, vendido a 279 euros (e que deve ficar na casa de R$ 1.300 no Brasil). É bonito, leve, elegante e tem características bem interessantes.

Detalhe dos cantos arredondados com a antena (parte branca). Parece com alguém? (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já o Idol 4S é o que chamamos de “matador de flagships”: é leve, é bonito, é rápido, tem um excelente conjunto tela-câmera, tem a reversibilidade, Android leve, carregamento rápido, óculos de realidade virtual... E tudo isso deve ficar abaixo de R$ 2 mil, segundo fontes da empresa. Quando chegar ao Brasil, entre junho e julho, ambos prometem agitar ainda mais o mercado, já aquecido por Xiaomi, Asus e Motos.

*O jornalista viajou a convite da Alcatel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo