O SSD já é um componente comum em computadores novos, principalmente nos notebooks. O item proporciona ganho considerável de desempenho, graças a grande velocidade de leitura e gravação dos dados. Por outro lado, o dispositivo costuma ser mais caro e oferecer menos espaço que o HD.

SSD ou HDD: saiba qual é o mais potente e barato para ‘guardar memória’

Uma alternativa para deixar o PC mais rápido é utilizar os dois em conjunto, ganhando performance na máquina sem deixar de ter capacidade de armazenamento. No entanto, para obter as vantagens é preciso utilizá-los da maneira correta. Confira as dicas de como usar o SSD e HD instalados ao mesmo tempo e aproveite.

Discos SSD melhoram performance do computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)


Instale o sistema operacional no SSD

Para ganhar desempenho é essencial instalar o sistema operacional no SSD. Isso porque o disco de estado sólido possui velocidade de leitura muito maior do que o HD e não é apenas a inicialização do computador que fica mais rápida, mas também todas as outras tarefas. Depois de colocar o componente na máquina, crie um pendrive bootável, seja o sistema Windows, Mac OS, ou Linux e finalize a instalação.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Instale os principais programas no SSD

Assim como acontece com o sistema operacional, é preciso colocar os principais programas do seu computador no SSD para tirar vantagem da velocidade. Analise quais são os softwares que você usa com mais frequência e aqueles que processam muitos dados, como ferramentas de edição de vídeos e imagens.

Deixe os arquivos maiores no HD

Outra dica é manter os arquivos grandes e backups de fotos, vídeos e músicas no HD, assim como os programas menos utilizados. Os jogos também podem ser instalados no disco rígido convencional, pois o SSD não oferece melhorias no desempenho gráfico, deixando apenas o carregamento mais rápido. Nesses casos, é interessante aproveitar o espaço do HD e economizar o espaço do outro disco.

Gerencie o espaço e faça limpezas

... /strong>
Confira de vez em quando o espaço disponível no seu SSD e mova os arquivos e programas menos acessados para o HD. Excluir regularmente documentos, fotos e vídeos desnecessários também é válido. Para otimizar o desempenho faça uma desfragmentação de disco, mas atenção, apenas no HD. Se você desfragmentar o seu SSD, a vida útil dele será reduzida, já que milhares de operações de leitura e escrita serão realizadas, queimando ciclos da memória.

Como organizar um HD na hora de formatar? Comente no Fórum do TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo