O remake do primeiro jogo da franquia Tomb Raider, que foi cancelado em 2006, foi liberado de graça na Internet no dia 31 de dezembro de 2020. Em 2006, a Core Design, empresa responsável pelos primeiros jogos da série, trabalhava na finalização do game para o PlayStation Portable (PSP) quando a produção foi engavetada. Agora, os arquivos originais do game foram publicados no The Internet Archive pelo site Tomb of Ash e o título da famosa franquia está disponível de graça.

O jogo que estava em produção fazia parte da celebração dos 10 anos de seu lançamento original. Apesar do game não ter sido finalizado, a versão liberada recentemente conta com diversas fases e mapas prontos, que estariam no lançamento original da Core Design para o portátil da Sony.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Batizado provisoriamente de Tomb Raider: 10th Anniversary Edition, o remake apostava na fidelidade ao game original, recriando mapas e, principalmente, a jogabilidade do jogo de 1996 no PSP. O resultado são os mesmos controles desajeitados dos primeiros lançamentos da franquia de Lara Croft, que se notabilizam por terem envelhecido mal.

O game terminou engavetado quando a publisher Sci Entertainment decidiu entregar o projeto para a Crystal Dynamics, que produziu, no lugar, o competente Tomb Raider Anniversary, lançado em 2007 para PlayStation 2 (PS2), Nintendo Wii, Xbox 360, PSP, PC e macOS X. Pouco tempo depois do cancelamento, em 2010, a Core Design foi fechada. O site Tomb Ash ainda revelou que a empresa tentou reaproveitar o trabalho feito no remake para transformá-lo em um jogo inspirado nos filmes de Indiana Jones, mas também não obteve sucesso.

Como jogar o remake cancelado de Tomb Raider?

Apesar de se tratar de um jogo de PSP, a versão alpha do game pode ser jogada em computadores Windows. Para isso, é necessário primeiro baixar os arquivos originais do The Internet Archive (https://archive.org/details/IndyTRAEbuild).

Para jogar, extraia e execute o proger/Gh0stblade _Xproger – Gh0stblade TRAE_Patch.zip, que tornará o título jogável. Depois, extraia os arquivos de Artbase.zip para a raiz do seu disco C:

... . Por fim, basta extrair, também, o resto dos arquivos em uma pasta e executar o run.bat para rodar o game.

Vale ficar de olho na publicação original do jogo no The Internet Archive, em que regularmente serão postadas atualizações sobre o título e patches de correção.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo