O Firefox possui uma versão especial voltada para desenvolvedores com vários recursos direcionados para pessoas que criam seus próprios sites ou aplicativos para a web. O Firefox Developer Edition possui todas as opções tradicionais do navegador (incluindo suas conhecidas funções de melhora de privacidade), mas também é acompanhada de outros aplicativos voltados para identificar erros e melhorar a aparência e o desempenho de páginas.

Mozilla Firefox ganha duas versões com e sem suporte a DRM; entenda

Essa edição pode ser usada normalmente e é compatível com todas as extensões do original. A única diferença é um esquema de cores diferente para facilitar a identificação.

Versão para desenvolvedores do Firefox possui recursos para criar páginas na web (Foto: Reprodução/Firefox)

O Firefox Developer Edition pode ser baixado em vários idiomas e também possui uma versão 64-bits. Entretanto, como ele vem acompanhado de outros aplicativos, seu arquivo de instalação é mais pesado que o do navegador normal. Confira alguns recursos do Developer Edition do Firefox:

DevTools Challenger

Esta ferramenta permite editar animação visual através de CSS em tempo real, vendo o resultado do código ao mesmo tempo em que ele é escrito.

Registro de desempenho

O recurso é capaz de analisar vários aspectos de uma página voltados ao desempenho. Ele identifica a taxa de quadros e consumo de memória, o que ajuda a encontrar códigos pesados que estão atrapalhando a execução do código.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Inspetor de páginas

Este é um dos recursos que está disponível no Firefox comum e também existe em outros navegadores. Ele pode exibir o código HTML e CSS de qualquer página e alterar a cópia local dela, permitindo edições em tempo real.

Web Audio Editor

Este editor permite controlar a reprodução de conteúdo de áudio em um site através do Web Audio API, um padrão desenvolvido para a facilitar o uso de sons na Internet. Sua interface mostra uma representação gráfica do som, o que facilita sua edição.

Console Web

O painel permite que o usuário interaja com uma página da web, executando código javascript customizado no contexto do site. Ele também registra todas as informações associadas com a página, como requisições, erros de sistema, alertas e erros.

Debugger javascript

A ferramenta permite modificar e executar javascript em uma página e é voltada para encontrar erros no código e identificar bugs. Ele também é capaz de fazer execuções remotas em dispositivos móveis com o Firefox.

Monitor de rede

O recurso exibe todas as requisições feitas pelo Firefox, como ao carregar uma página, e exibe detalhes sobre ela, incluindo o tempo necessário, tamanho dos dados e o tipo de conteúdo.

Editor de estilo

É um editor simples para CSS, semelhante ao existente para javascript, que permite editar o código e ver o resultado em tempo real. A função é capaz de criar novos estilos e também visualizar o conteúdo já existente em outras páginas.

Visualizador de design responsivo

O editor p

... ermite simular com facilidade como a página será exibida em dispositivos de tamanhos diferentes, garantindo que ela possa ser usada tanto em computadores quanto smartphones sem perder a qualidade.

WebIDE

Este simulador permite que o desenvolvedor crie, edite e simule aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS. Ele também é capaz de conectar as ferramentas de desenvolvedor com outros navegadores desktop ou móveis.

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo. 

Valence

Este add-on experimental permite que as ferramentas de desenvolvedor do Firefox possam ser usadas em outros navegadores. No momento, ela está disponível no Chrome para Android e desktop e no Safari para iOS.

Via Firefox



>>> Veja o artigo completo no TechTudo