Realizar o câmbio do real para euro ou dólar é necessário sempre que alguém viaja. Também pode ser necessário quando se está comprando em sites estrangeiros. Portanto, um app de conversão de moeda no celular é muito bem-vindo – evita aquela complicação de checar a cotação do dia e fazer a matemática.

Bitcoin: nove curiosidades sobre a moeda na era digital

Como existem vários aplicativos com essa função, listamos os dez melhores apps gratuitos, disponíveis para iPhone (iOS), Android, Windows Phone e BlackBerry. Teste os conversores de moeda e veja qual gosta mais.

Faça conversões de moeda com apps gratuitos (Foto: Pond5)

1. Câmbio Legal

Câmbio Legal, app do Banco do Brasil, tem conversor de moeda (Foto: Divulgação)

Câmbio Legal é o app do Banco Central para encontrar casas de câmbio legalizadas. Ele conta com uma ótima ferramenta de conversão de moedas. A interface em português torna o uso simples: basta inserir o valor e escolher as moedas para conversão. O aplicativo tem versões para iOS e Android.

2. Currency Converter

Currency Converter, app Android para conversão de moedas (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Pocketools.com, o Currency Converter é um app Android capaz de converter moedas rapidamente. Ele atualiza a taxa de câmbio em tempo real e conta com funções interessantes, como permitir que o usuário defina uma moeda padrão para ser convertida automaticamente para as principais do mundo. O aplicativo também mostra as notícias em destaque do mundo financeiro e possui integração com Twitter.

3. XE Currency

App do XE Currency está disponível para Android, iOS, BlackBerry e Windows Phone (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

O XE Currency é um dos maiores aplicativos gratuitos de conversão de moeda. Nos dispositivos móveis, ele está disponível para Android, iOS, BlackBerry e Windows Phone, contando ainda com versões para Windows 8, web e extensão para Firefox. Com interface em português, o app tem recursos adicionais como consultor de taxas, perfil de moeda e análise de mercado.

4. Conversor de moedas

... /2016/01/12/4-conversor-de-moedas.jpg" alt="Conversor de moedas para Windows Phone (Foto: Divulgação/Trafalgar Law)" height="400" width="695">Conversor de moedas para Windows Phone (Foto: Divulgação/Trafalgar Law)

Quem tem Windows Phone encontra como boa opção o Conversor de Moedas, da Trafalgar Law. Com interface bonita e em português, o app tem um banco de dados com mais de 180 moedas do mundo, incluindo Bitcoin. As taxas de câmbio são atualizadas em tempo real e o usuário pode criar uma lista com suas moedas mais usadas.

Como investir em Bitcoins e por quê? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

5. Simple Unit Converter

Simple Unit Converter conta com conversor de moeda (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Simple Unit Converter reúne diversos tipos de conversores, inclusive de moeda. Assim que o usuário seleciona a opção “Currency” acontece a atualização da taxa de câmbio. Nessa modalidade, basta escolher as moedas de origem e destino e digitar o valor no campo “from”. A plataforma é exclusiva para Android.

6. Simple Currency Converter

Simple Currency Converter (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

O Simple Currency Converter é um conversor Android que tem como ponto forte a simplicidade de uso. Traduzido para o português, o app exibe na tela principal todas as moedas que você adiciona. Ao inserir um valor no campo de moeda de origem, a plataforma converte imediatamente para todas as outras da lista. Nas configurações, o usuário pode ajustar p número de casas decimais, a frequência de atualização de câmbio, o estilo da interface, entre outras características.

7. My Currency Converter

My Currency Converter, conversor de moeda para iOS (Foto: Divulgação/jRuston Apps)

O visual elegante e minimalista do My Currency Converter é pensado para agradar aos usuários iOS. O conversor suporta mais de 150 moedas, entre as quais estão Bitcoin, LiteCoin e Dogecoin, além das tradicionais. Ele atualiza as taxas de câmbio automaticamente e realiza a conversão enquanto o usuário digita, dispensando tocar em um botão para isso.

8. Oanda Currency Converter

Oanda Currency Converter, conversor de moeda gratuito (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Oanda Currency Converter é um conversor de moeda gratuito disponível para Android, iOS e BlackBerry. Desenvolvido pela Oanda, empresa com grande atuação no mercado financeiro, o app tem como diferencial a possibilidade de definir a taxa de comissão cambial. O recurso é muito útil para quem compra ou vende moeda, já que o percentual varia conforme a forma de pagamento. O aplicativo, que está em português, também permite compartilhar o resultado da conversão via rede social.

9. Currency

Currency, conversor de moeda gratuito para Android e iOS (Foto: Divulgação)

Currency é um aplicativo fácil de usar, com versões para Android e iOS, tendo suporte para Apple Watch. De uso gratuito, a ferramenta tem mais de 150 moedas e permite selecionar várias para conversão simultânea. Nas configurações, o usuário pode escolher entre atualizar taxas manualmente ou automaticamente, definir tamanho da bandeira e espaçamento, entre outros aspectos do app.

10. Converter Plus

Converter Plus, para iOS, tem conversor de moeda (Foto: Divulgação/ TranCreative LLC)

O Converter Plus é outra ótima ferramenta, mas só está disponível para iOS. O app funciona de forma similar ao Simple Unit Converter, reunindo vários conversores em um só lugar. Ao entrar no app, basta tocar em “Currency” para abrir o conversor de moeda. Seu banco de dados tem 167 moedas, atualizadas em tempo real.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo