Pedir táxi no celular é cômodo, mais seguro e tende a ser muito útil em emergências. Para quem tem pressa, também é uma forma prático de se locomover – não importa se a cidade é pequena ou grande. Existem diversos tipos de apps para procurar um veículo: dos mais simples, como o 99Taxis, aos mais polêmicos, como o Uber, usado para encontrar carros executivos.

Lista: aplicativos para chamar táxi pelo celular

Para quem deseja saber quais são os melhores programas para pedir táxi pelo celular, confira a lista a seguir, com cinco aplicativos que funcionam sem muita burocracia. É possível, por exemplo, pagar com dinheiro, cartão ou até mesmo pelo próprio app. 

Veja cinco apps de táxi para facilitar o dia a dia (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

99Taxis

O 99Taxis é um aplicativo simples, totalmente gratuito e em português. O programa exige apenas que o usuário faça um cadastro rápido. Após acessar o app, é preciso inserir o endereço e chamar o táxi mais próximo. Um mapa permite ver a distância do taxista, se está longe ou perto. O segundo passo é conferir dados do carro do taxista (placa, modelo e ainda o número de telefone) e clicar em “Confirmar pedido”.

99Taxis exige cadastro rápido pelo smartphone (Foto: Divulgação/99Taxis)

Tanto o taxista como o usuário têm acesso ao telefone um do outro. As duas pessoas podem, portanto, ligar para confirmar a solicitação da chamada do táxi, o que evita qualquer tipo de desconfiança sobre o pedido do serviço.

Outro detalhe interessante é poder escolher a forma de pagamento (dinheiro, cartões de débito e de crédito) pelo aplicativo mesmo antes do embarque. De vez em quando, há códigos promocionais disponíveis que barateiam a viagem, e, inclusive, algumas corridas podem sair de graça.

Easy Taxi

Na mesma atmosfera que o 99Taxis, o EasyTaxi é outro serviço bastante popular entre os usuários. Após chamar o veículo, também é possível ver a localização do motorista. É possível ainda fazer o pagamento com cartões de crédito e de débito e só pagar após o embarque.

Easy Taxi é um dos aplicativos mais populares do gênero (Foto: Divulgação/Easy Taxi)

Para facilitar o processo, o usuário conseguirá escolher até o tipo de carro em que deseja embarcar. O ponto de destaque vai para a opção de colocar um ou mais endereços nos favoritos, assim não será preciso digita

... r sempre o mesmo ponto de partida antes de chamar um táxi.

– TaxiBeat

O TaxiBeat tem todas as características dos apps anteriores, mas o que chama atenção é a opção “Fama”, capaz de avaliar os usuários. Quem cancela viagens com frequência, envia solicitações e não comparece ao endereço pode ter o perfil mal avaliado pelos próprios motoristas.

TaxiBeat permite avaliar usuários com notas (Foto: Divulgação/TaxiBeat)

A avaliação sobre o comportamento, bom ou ruim, também é feita sobre os motoristas. Desse modo, passageiros podem saber se o determinado taxista solicitado costuma cumprir horário e se ele está bem avaliado pelos outros usuários, o que certamente influencia na próxima chamada.

Como ativar áudio do Waze no carro? Comente no Fórum do TechTudo.

Infelizmente, o serviço, lançado originalmente na Europa, tem carência de taxistas cadastrados em algumas cidades do Brasil. É possível, por exemplo, não encontrar um motorista disponível em alguns bairros do Rio de Janeiro. A vantagem é que, além de aceitar pagamento com cartões, o usuário pode pagar via PayPal, forma de pagamento online e cada vez mais popular.

– Vá de Táxi

Simples, objetivo e sem burocracias. O Vá de Táxi é um aplicativo brasileiro, focado nas necessidades de usuários daqui. Após a instalação, basta inserir o endereço ou deixar o serviço encontrá-lo através do GPS, visualizar o taxista mais próximo por meio de um mapa, escolher a forma de pagamento (dinheiro ou cartão) e embarcar.

Vá de Táxi é um aplicativo sem muita burocracia (Foto: Divulgação/Vá de Táxi)

O aplicativo mostra a distância do motorista e também a placa e o modelo do carro. Além disso, o nome do profissional, com o telefone de contato, é exibido no topo da página e a ligação ou troca de mensagens pode ser feita pelo celular. A simplicidade trazida pela interface bela agrada bastante. Assim como nos outros apps, o usuário também pode avaliar o motorista e a corrida, fazendo comentários sobre a experiência.

Uber

Polêmico, porém barato, o Uber pode ser a opção mais econômica desta lista. O serviço é grátis e fornece um bom número de motoristas dispostos a cobrar pouco ou quase nada por uma carona.

Uber ganhou destaque em 2015 com polêmica envolvendo taxistas (Foto: Divulgação/Uber)

O mais interessante do aplicativo é que o usuário pode comparar preços e optar por uma viagem ainda mais em conta antes mesmo de embarcar. Também é possível traçar o trajeto completo do endereço de origem e destino, e estimar o valor da corrida, opção indisponível nos demais serviços. O único inconveniente é que os usuários são obrigados a ter um cartão de crédito para andar nos carros disponíveis pelo serviço. 

Uma viagem costuma ser mais barata que em um táxi, algumas saem de graça ou por preços irrisórios. Vale lembrar que o Uber enfrenta problemas de legalização em algumas cidades no Brasil. Por enquanto, o serviço é permitido em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo