Cartões pré-pagos e virtuais são uma boa alternativa para fazer compras de maneira segura na Internet, especialmente em datas como a Black Friday. Um cartão do tipo pode ser usado de forma descartável, mantendo intactos os dados do cartão de crédito convencional ao acessar sites que você não está acostumado a comprar. Além disso, a tecnologia pode ser uma facilidade para adquirir produtos no débito mesmo que um site não ofereça essa opção de pagamento. Veja a seguir tudo o que você precisa saber – e onde conseguir – um cartão de crédito pré-pago ou virtual para usar na Black Friday.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona

Apesar de operar em compras online na função crédito, um cartão pré-pago é essencialmente um cartão de débito que não é atrelado a uma conta bancária. Em vez de debitar compras do banco, o mais comum é que ele cobre o valor de um saldo alimentado pelo usuário. Assim como um celular pré-pago, um cartão desse tipo deve ser carregado previamente para poder ser usado. Atualmente, serviços permitem recargas de diversas formas, como transferências online ou boletos.

Em alguns casos, quando o cartão pré-pago é ofertado pelo seu banco, a compra vai para a fatura do cartão de crédito convencional. Nas demais situações, a transação depende de um valor depositado no saldo do cartão.

Vantagens

Além de não exigir conta no banco, a vantagem de um cartão pré-pago é a segurança. É possível gerar números de cartões descartáveis online, para usar em apenas uma compra. Dessa maneira, você pode inserir os dados do plástico virtual em qualquer site sem colocar suas informações em risco. Se o servidor de pagamento for invadido, por exemplo, o hacker não poderá usar seu cartão para novas compras.

Cartões pré-pagos também podem ser alternativa para pagar algo no débito quando uma loja não oferece esse meio de pagamento. Basta recarregar o cartão por transferência bancária e comprar online na função crédito.

Outro ponto positivo é a possibilidade de ativar o período de degustação de serviços por assinatura com a certeza de que você não vai ser cobrado quando o teste acabar. Plataformas como o Netflix, por exemplo, que oferecem 30 dias grátis desde que você informe um número de cartão, podem ser usados sem que você precise lembrar de cancelar a conta, caso opte por não virar assinante frequente. Para isso, basta garantir que o saldo esteja zerado. Na Black Friday, a função pode ser usada para, por exemplo, reservar hotéis no Booking com preço tentador.

Limitações

A principal limitação de cartões pré-pagos é a impossibilidade de fazer compras parceladas. Embora a loja online reconheça o cartão na função crédito, a operação é feita de uma só vez, como se fosse no débito. Em geral, o site acusa falta de limite quando o usuário tenta parcelar uma compra com cartão pré-pago. O parcelamento não funciona mesmo que haja limite suficiente no saldo do cartão.

Outro ponto negativo é a ausência de programas de pontos e outras vantagens oferecidas por operadoras de crédito. Dessa forma, não é possível contabilizar compras no pré-pago para acumular milhas – a menos que ele esteja ligado a um cartão de crédito convencional do seu banco.

Quanto custa

Além do valor da compra em si, serviços que oferecem cartões pré-pagos costumam cobrar taxas de utilização. As modalidades variam conforme a solução contratada: pode ser uma taxa mensal, ou uma tarifa por transação. No caso de pré-pagos oferecidos por bancos, é comum que a

... utilização já esteja incluída na cesta de serviços da conta corrente. A dica é verificar o custo do pré-pago antes de recarregar para evitar que a compra na Black Friday saia por um preço maior do que o planejado.

Onde conseguir

Os principais bancos e o cartão digital virtual Nubank oferecem cartões para compras online. As bandeiras de crédito Mastercard e Visa também contam com solução pré-paga, ideal para usar na Internet. Outra opção é o ContaSuper, um dos pioneiros do cartão pré-pago no Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo