Os cabos HDMI s?o os mais utilizados para a transmiss?o de ?udio e v?deo entre dois dispositivos. Mas a gama de cabos dispon?veis no mercado e a diferen?a de pre?os entre eles pode deixar o consumidor em d?vida de qual a melhor op??o e o que comprar. Para ajudar o Techtudo explica quais as principais caracter?sticas e diferen?as de cada produto. Vamos nessa?

Dicas e produtos para esconder os cabos de seus eletr?nicos

Cabo HDMI ? o mais pr?tico do mercado (Foto: Creative Commons)

HDMI de alta qualidade ou padr?o

Criado em 2002, o padr?o HDMI (High-Definition Multimedia Interface ou Interface Multim?dia de Alta Defini??o, em portugu?s) surgiu para transformar o mundo dos eletr?nicos. Foi com ele que acabou a necessidade de usar cabos componentes diferentes para ?udio e v?deo. Quem n?o se lembra da dificuldade de achar os cabos e entradas com as mesmas cores?

Os cabos HDMI contam com dois tipos dispon?veis no mercado: padr?o e alta qualidade. A primeira op??o, tamb?m chamada de HDMI categoria 1, fornece dados a uma velocidade de 76MHz (sinal de 1080i). J? a categoria 2 traz velocidade de 340MHz ? sinal de 1080p. A diferen?a pode ser vista, basicamente, em telas com resolu??es de 2560?1600. Para consoles de ?ltima gera??o e Blu-rays ou melhor tamb?m ? um cabo de alta qualidade

O tipo de cabo HDMI varia de acordo com a tamanho e resolu??o das telas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Se voc? usar telas menores, abaixo de 32 polegadas, n?o ser? capaz de ver a olho nu a diferen?a da transmiss?o de imagem entre um cabo ou outro. Ou seja, se voc? n?o tem uma televis?o de alta resolu??o e um grande tamanho, n?o vale a pena investir em um cabo de alta qualidade.

Material

Um consumidor pode encontrar cabos banhados a ouro ou n?quel. A ?nica diferen?a entre os dois s?o a camada met?lica dos pinos e o corpo dos conectores. Com o ouro, ? mais dif?cil que o material corroa e a conex?o el?trica tende a ser melhor. Por?m, se o cabo for usado em um ambiente interno climatizado, o n?quel ? o suficiente. Dessa maneira, o maior investimento em um produto banhado a ouro s? ? necess?rio em lugares onde seja mais f?cil que o material seja corro?do, como ambientes externos.

Posso usar HD do Notebook no Desktop??Comente no F?rum do TechTudo.

Dist?ncia

A dist?ncia ? um dos principais pontos a ser observados. Quando os cabos s?o usados em at? 2 metros, dificilmente ser? visto algum defeito. O problema est? em dist?ncias maiores, que pedem melhor cuidado em sua constru??o e blindagem mais eficiente.

Por isso, empresas mais s?rias utilizam condutores com di?metros maiores que os cabos para dist?ncias menores. Com isso, ? poss?vel evitar interrup??es constantes na imagem e uma pequena perda de nitidez.

Vers?es HDMI

As vers?es de HDMI s?o usadas, na verdade, nas entradas e n?o no cabo. Por?m, ? importante conhec?-las para comprar cabos que sejam compat?veis com o seu aparelho. No Brasil, o mais comum s?o as vers?es 1.3, 1.4 e 2.0. A grande inova??o da ?ltima vers?o est? na melhor capacidade de qualidade nos televisores 4k.

... g.com/po/tt/f/original/2013/09/25/panasonic-tx-l65wt600e-angle-4k-800x600.jpg" alt="TV da Panasonic ? a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulga??o)" height="556" width="695" title="TV da Panasonic ? a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulga??o)">HDMI 2.0 gera resultados incr?veis em televisores com tecnologia 4K (Foto: Divulga??o/Panasonic)

HDMI segundo a HDMI

A empresa HDMI, respons?vel pela tecnologia, cita cinco diferentes tipos de cabos para ajudar aos consumidores na escolha correta. S?o eles:

1. Standard HDMI Cable (Cabo HDMI padr?o)

Projetado para lidar com grande parte dos aparelhos caseiros, transmite 1080i ou 720p em v?deo.

2. Standard HDMI Cable with Ethernet (Cabo HDMI Standard com Ethernet)

Conta com as mesmas caracter?sticas do modelo anterior, mas com um canal adicional dedicado a dados, conhecido como HDMI Ethernet (a tecnologia s? funciona se ambos os dispositivos que estiverem sendo ligados tiverem Ethernet habilitado).

3. Standard Automotive HDMI Cable (Cabo HDMI Standard Automotivo)

Tamb?m com as mesmas configura??es da primeira op??o, por?m espec?fico para carros. Com ele, o sistema do autom?vel pode ser conectado com um ou mais sistemas sem que o sinal seja perdido.

4. High Speed HDMI Cable (Cabo HDMI de alta velocidade)

Projetado para lidar com resolu??es de v?deo de 1080p, al?m como novas tecnologias como 4K, 3D e Deep Color. O cabo tamb?m ? o mais indicado para quem for conectar um Blu-ray.

5. High Speed HDMI Cable with Ethernet (Cabo HDMI de alta velocidade com Ethernet)

Traz a mesma tecnologia do quarto cabo, suportando grandes telas sem perder qualidade. O seu diferencial est? na possibilidade de conectar dois dispositivos que tenham Ethernet habilitado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo