Televisores com resolução 4K passarão a adotar o selo “Ultra HD Premium” que determina que o aparelho segue padrões definidos pela UHD Alliance, grupo que reúne grandes fabricantes do setor num esforço para determinar padrões de qualidade mínimos para as telas 4K usadas em diversos televisores diferentes. Com grandes marcas, o selo deve começar a se tornar popular entre os lançamentos de TVs de alta resolução em 2016.

Saiba reconhecer uma verdadeira televisão de tela 4K e não seja enganado

A medida é importante porque deverá disciplinar o mercado que, hoje, pode ser muito confuso para o consumidor em virtude das diferentes especificações técnicas empregadas por fabricantes individuais em seus produtos, e pela falta de equivalência entre algumas tecnologias presentes em televisores 4K de diferentes marcas.

Smart TV LG com resolução em 4K e tela LED (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Do ponto de vista prático, o selo serve como uma garantia para quem não quer ser surpreendido com uma TV apresentada como 4K, mas que possa ter menos qualidade. Basicamente, a medida segue a mesma lógica de outros esforços de padronização da indústria, como Wi-Fi, HDMI, USB e etc.

Para que ostente o selo, um televisor terá que ter atingido algumas especificações mínimas, como resolução, cor e profundidade, além de um equilíbrio entre brilho e níveis de preto. Isso significa, por exemplo, que casos em que TVs que suportem HDR (que garante cores mais vivas) são obrigadas a ter um nível de brilho mínimo determinado, algo que tem sido um defeito recorrente em alguns lançamentos mais recentes com suporte a HDR.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Televisores 4K com o selo terão qualidade de imagem garantida por padrões definidos pela indústria (Foto: Divulgação/UHD Alliance)

Grandes fabricantes, como a Samsung

... span>, já avisaram que todos os seus lançamentos para 2016 com tela 4K terão o selo de qualidade. A LG afirmou que seus aparelhos OLED são desenvolvidos com especificações mínimas que superam os padrões exigidos pelo selo da UHD Alliance.

TVs OLED valem mais a pena do que as Ultra HDs (4K)? Entenda como funciona no Fórum do TechTudo.

Via UHD Alliance



>>> Veja o artigo completo no TechTudo