Uma TV de 40 polegadas completamente sem fio que funciona via indução eletromagnética foi apresentada durante a CES 2021. Segundo a Resonance, responsável pelo projeto, a tecnologia pode ser adaptada a qualquer televisor que precise de até 120 Watts para funcionar, operando de forma semelhante a de carregadores sem fio para celulares e outros dispositivos compatíveis.

Além disso, a tecnologia deve permitir maior liberdade de design, prometendo ser até 90% mais eficaz que outros padrões utilizados para fornecer energia sem fio disponíveis no mercado. Ainda na fase de protótipo, a solução não tem uma data para chegar ao mercado, mas pode aparecer em televisores no futuro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O modelo apresentado para a CES 2021 é formado pelo televisor convencional e vem com bobinas de recepção no painel traseiro, além de uma base que, similar ao carregador sem fio dos celulares, é responsável pela indução a até 50 centímetros. Caso a TV esteja a uma distância superior, a corrente é interrompida, cessando o fornecimento de energia.

Na demonstração, a base é montada em uma mesinha em ângulo de 90° com relação ao televisor, mas os desenvolvedores garantem que a ideia é permitir a instalação na parede. A Reasonance também alega que o usuário poderá mexer no televisor sem medo de cortar a alimentação, desde que mantenha o produto no raio de operação.

Algumas questões sobre a tecnologia ficaram em aberto, como o nível de eficiência do sistema. A indução eletromagnética é algo naturalmente menos eficiente que o uso de cabo ligado a uma tomada tradicional. Isso significa que a TV da Reasonance ainda gasta mais energia do que precisa para funcionar, o que poderia significar um aumento na conta de luz, por exemplo.

Talvez mais relevante do que o televisor wireless seja a perspectiva de usar a tecnologia desenvolvida para a TV em outros produtos que podem tirar maior proveito da operação totalmente sem fio. Segundo a fabricante, o sistema de indução criado pela marca pode ser adaptado em carros elétricos, smartwatches e produto

... s de casa conectada, entre outros.

Com informações: CES 2021, Reasonance, CNet

Como faço para meu monitor se tornar principal? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo