Muitos não sabem, mas é cada vez mais comum apps que rastreiam a localização do usuário e mostram onde ele está, existem, inclusive, redes sociais que também aderiram ao recurso. Isso faz com que a privacidade das pessoas diminua a a cada dia, trazendo certos inconvenientes para suas rotinas. Confira uma lista com três aplicativos sociais que rastreiam a sua localização em detalhes.

Emojis de iOS, Android e Windows que eram uma coisa, mas viraram outra

Mapa do Maroto é inspiração para a extensão que rastreia você no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/YouTube)

1. Marauder’s Map (Para o Facebook Messenger)

Extensão para Facebook Messenger mostra localização dos usuários durante mensagens (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Que o Facebook Messenger consegue estes dados não é novidade. Mas uma extensão nova criada para o Google Chrome, mostrou que a realidade é pior do que se imaginava. Conhecida como O Mapa do Maroto  (Marauders Map) – referência a um objeto do filme Harry Potter, a precisão dos dados é assustadora, podendo mostrar a localização de pessoas que não são sequer amigas em comum na rede social.  Isso acontece em casos, por exemplo, em que o usuário participa de um grupo com pessoas que não conhecem, podendo assim, saber até o paradeiro delas sem muitos cliques.

A extensão é capaz de criar um histórico de todas as localizações do usuário – durante as mensagens trocadas. Além disso, quanto mais a pessoa troca mensagens, mais tem chance de ter seu paradeiro divulgado – isso porque as mensagens são sempre enviadas com informações de localização. O plugin chegou a sair da loja do Google Chrome, mas ainda está ativo no GitHub.

Porém, existem usuários precavidos que já bloquearam este recurso. Portanto, se você não quer ter sua localização exposta, desligue a opção dentro das configurações de ajuste do seu celular.

2. Instagram

O Instagram localiza as fotos que você tirou em um mapa que mostra os locais exatos (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O Instagram é mais um entre os que rastreiam a localização dos usuários. O aplicativo recolhe alguns dados pessoais com base nas imagens postadas. A rede social dá ao usuário a opção de marcar ou não o itinerário da pessoa, porém, mesmo marcando não, o programa salva um mapa com o local onde todas as fotos foram publicadas. Isto é assustador, uma vez que grande parte das pessoas posta foto carregadas em casa ou no trabalho, colocando para qualquer um ver onde são esses endereços.

Isso acontece devido ao recurso “Adicionar Photo Map” da rede social. Os

... self">usuários podem ativá-lo ou desativá-lo, caso desejem. Para isso, entre no Instagram e clique no pin, ao lado do ícone que mostra as fotos que você foi marcado. Clique nas fotos que você deseja remover a localização.

3. Swarm

O Swarm, além de marcar check-ins, revela no mapa o local em que você está (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O Swarm, sucessor do Foursquare, revela a localização exata do usuário, caso ele esteja com a opção de "Compartilhamento de Bairro" ativada – mesmo optando por não mostrá-la. Os usuários que pensam estarem se privando mostrando apenas o bairro que estão, na verdade, mostram diariamente um itinerário completo. Dessa forma, não importa se a pessoa faz ou não o check-in no programa, pois ela continua mostrando sua localização independente disso. Para tirar esta configuração, o usuário precisa desativar o compartilhamento por segurança.

Via Business Insider 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo