A Google repaginou completamente seu aplicativo de fotos. O Google Fotos está, não só de cara nova, mas com conteúdo e recursos complemente diferentes. As mudanças são muitas e chegaram para otimizar a experiência do usuário. Experimentamos o novo app e listamos as principais novidades; confira!

Ilimitado: Google Photos supera Flickr, OneDrive, Dropbox, iCloud e Mega

google-fotos-smartphones2 (Foto: Divulgação/Google Photos)

1.  Armazenamento ilimitado

A primeira e talvez mais vantajosa novidade: o aplicativo agora promete armazenamento ilimitado.  É possível utilizar alta qualidade de imagem, e assim é capacidade é infinita, ou pela qualidade original, que limita capacidade. Você também pode escolher entre fazer backup automático das fotos, ou somente manual.

2. Otimização da organização

Google Fotos tem scroll otimizado, organizado por tempo (Foto: Reprodução/Google)

Se você tem muitas imagens, encontrar uma que foi tirada há muito tempo pode significar um scroll de tela infinito, cansativo e, muitas vezes, sem sucesso. O Google Fotos otimizou esse processo em alguns aspectos. Na própria galeria, no canto direito da tela, foi colocada uma barra de rolagem. Basta pressionar e arrastar a bolinha do canto e você chega às fotos mais antigas. 

Além disso, fazendo um movimento de pinça com os dedos, as fotos são separadas por dia (em ícones grandes), por meses (ícones médios) ou anos (ícones pequenos).  Pode parecer um recurso secundário, porém, quanto mais fotos armazenadas você tiver, mais útil ele será.

3. Melhoria na busca de imagens

Procura mais rápida por tema (Foto: Reprodução/Google)

O aplicativo agora organiza e rotula as imagens de forma temática. Por exemplo, se você tirou muitas fotos em uma viagem, ele as reúne numa mesma divisão ou "sub pasta". Para completar, essas pastas recebem nomes, e caso você queira encontrar alguma específica existe um recurso de busca: é só selecionar o ícone com uma lupa que fica no canto inferior da tela e digitar o termo que quer encontrar. 

Que editor de imagem você costuma usar? Comente no Fórum TechTudo

4. Agilidade nos processos

O Google Fotos também é editor de imagens (Foto: Reprodução/Google)

A agilidade nos pequenos processos também foi otimizada. Para selecionar muitas fotos ao mesmo tempo, é só pressionar o dedo sobre uma, segurar e deslizar. Para passear entre as diversas pastas, b

... asta deslizar o dedo da direita para esquerda e a tela irá mudar. Por último, para fechar qualquer imagem aberta, ao invés de tocar em algum ícone da tela, agora é só fazer um movimento de pinça com os dedos.

5. O aplicativo também é editor

O Google Fotos não é só um aplicativo de backup e armazenamento de imagens. Ele também funciona como editor e tem recursos suficientes para bater de frente com os aplicativos de edição queridinhos como PicsArt e Cymera. É possível criar montagens, vídeos e GIFs, além de aplicar filtros, fazer cortes, alterar contraste, iluminação, saturação e mais.

6. Assistente inteligente

Assistente Google Photos (Foto: Reprodução/Google)

O app conta ainda com uma Assistente que desempenha algumas funções: dá ideia para novos filmes ou colagens, sugere que você organize suas fotos e faça o backup para liberar espaço no celular e automaticamente edita algumas fotos, ou cria projetos, de acordo com o que você já fez no aplicativo. As sugestões aparecem em cards, ao estilo Google Now e, se não forem interessantes, é só deslizar da direita para esquerda para descartar. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo