A Tor Project, a organização por trás da rede que torna possível qualquer pessoa navegar na Internet sem ser rastreado, anunciou que está fechando seu Tor Cloud Service, um recurso que permitia que pessoas doassem a capacidade de largura de banda para que outros navegassem de forma anônima.

Como proteger sua conta no Facebook de curiosos e hackers

Tor Cloud chega ao fim (Foto: Divulgação)

Lançado em 2011, Tor Cloud permitiu efetivamente que pessoas construíssem “bridges” (pontes) de Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), criando uma experiência de navegação mais rápida e teoricamente mais segura através da rede do Tor. Os desenvolvedores Tor tinham chamado as pessoas para se inscreverem no EC2 e doar a capacidade de largura de banda de rede para ajudar o projeto.

A partir de hoje, Tor Cloud não existe mais e a razão para isso está na manutenção dele. O post que anunciou o fim do serviço, deixa bem claro ao afirmar que “Um software requer manutenção e Tor Cloud não é exceção." Há pelo menos um grande bug na imagem do serviço que o torna completamente disfuncional, o que significa que os usuários não poderiam usá-lo para acessar a Internet, e há mais de uma dúzia de outros bugs, sendo que pelo menos um deles, de maior prioridade.

Como resultado destes bugs, ocorreu um declínio gradual de captação no Tor Cloud, desde o início de 2014. Embora a comunidade tenha se oferecido para produzir e enviar patchs para os bugs, os esforços foram inúteis por falta de uma pessoa qualificada para analisar e aprovar.

Projeto Tor anunciou o fim do Tor Cloud por falta de manutenção (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Apesar desse ser realmente o fim do Tor Cloud, o projeto espera que outros desenvolvam suas próprias pontes baseadas em nuvem, mesmo que com um nome diferente. “Nós encorajamos todos para começarem seus próprios projetos de pontes de nuvem sob outro nome (‘Onion Cloud’?), possivelmente fazendo um fork do código existente do Tor Cloud que permanecerá disponível. Tor Cl

... oud ainda é uma boa ideia, só precisa de alguém para implementá-lo”, disse o post.

A boa noticia é que o fim do Tor Cloud não significa necessariamente o fim do projeto Tor e quem usar o serviço para navegar anonimamente pode ficar tranquilo. Como ele é usado por ativistas ou aqueles que vivem sob regimes de governos rigorosos, tudo indica que muita coisa ainda acontecerá dentro dele.

Via Blog Tor Project

Chrome OS ou Ubuntu? Qual é o mais leve? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo