Na hora de comprar um novo monitor, televisão ou smartphone, somos bombardeados com uma série de informações que muitas vezes nos confundem. Um exemplo claro disso é a resolução da tela. Você sabia que qHD não é o QHD? Pode parecer bobeira, mas uma única letra em caixa alta faz toda a diferença. O TechTudo preparou um guia para você nunca mais cair na armadilha a respeito dos dois tipos de tela. Confira.

Conheça os modelos de TVs e Smart TVs mais buscados do mercado

qHD

Antes de explicar o que é qHD, é preciso entender o que é uma tela ou transmissão High Definition (HD). Esse tipo de display capaz de reproduzir imagens em alta definição possui uma resolução de 1280 x 720 pixels, dentro de uma proporção de 16:9.

Xperia M2 possui tela qHD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Com novas técnicas de aprimoramento da imagem e o apelo do público por mais definição, foram criadas as telas Full HD. Esse tipo de display é um dos mais disseminados atualmente, possui ainda mais definição do que as do tipo HD, com 1280 x 1080 pixels.

qHD significa um quarto de resolução em relação às telas Full HD, ou seja, 960 x 540 pixels, podendo haver uma leve variação de acordo com o tamanho. As telas qHD foram criadas para atender exclusivamente a dispositivos portáteis, como smartphones e consoles.

Hoje, esse tipo de resolução é um dos mais encontrados nos aparelhos de entrada e intermediários, como o Xperia M2 e em consoles portáteis, como o PS Vita.

O que fazer se o celular cair na água? Veja no Fórum do TechTudo

QHD

Ao trocar apenas a primeira letra para caixa alta, muda completamente o significado e, consequentemente, a qualidade do display. As telas QHD possuem quatro vezes mais resolução em relação aquelas do tipo HD, ou seja, 2560 × 1440 pixels.

LG G3 possui tela QHD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
... trong>

Apesar de originalmente serem desenvolvidas para grandes formatos, como televisões e monitores, alguns modelos mais tops de smartphones possuem telas QHD, como é o caso do LG G3

Televisões WQHD (Wide Quad High Definition) já são bem populares fora do Brasil, mas por aqui as vendas de modelos com este tipo de tela ainda não deslancharam por conta do alto preço. Um monitor de 27 polegadas pode ultrapassar a casa dos R$ 3 mil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo