Desde que foi inventado, o cinema nos presenteou com várias personagens não-humanos, antes mesmo da palavra “robô” ser inventada. Os exemplos vão desde automatos simples, que podiam ser interpretados por atores sem nenhum recurso adicional, a máquinas complexas que precisam de auxílio de computação gráfica para serem exibidos. Se você está curioso sobre como estes construtos foram mostrados na sétima arte, confira esta lista que elaboramos com os robôs mais importantes do cinema.

Lista reúne funções inusitadas desempenhadas por robôs; confira

Alguns robôs ficaram para sempre marcados na história do cinema (Foto: Divulgação)

Para esta lista, consideramos como robôs apenas seres dotados de inteligência artificial com um corpo também artificial. Esta definição deixa de lado alguns personagens impactantes, como o computador HAL 9000, de Uma Odisséia no Espaço, e o Agente Smith, da saga Matrix, justamente pela falta de um corpo físico. Também optamos por não incluir robôs que sejam, na verdade, humanos modificados (ciborgues), o que removeu seres como Darth Vader e Robocop da lista.

1. O Boneco (A Clever Dummy – 1917)

Robôs podem ser um fenômeno relativamente recente na cultura popular, mas estão presentes na história do cinema desde a sua concepção. Este filme, por exemplo, é um dos primeiros a mostrar autômatos, antes mesmo da palavra “robô” ser inventada. O roteiro conta a história de dois inventores que criam um boneco mecânico em tamanho real. O zelador do prédio, em quem o boneco é baseado, decide trocar de lugar com o ser para conquistar a filha de um dos criadores. Enquanto isso, o robô verdadeiro acaba vagando pela cidade sem supervisão.

Filme mostra que robôs estavam no imaginário popular desde o início do cinema (Foto: Divulgação)

2. T-800 (O Exterminador do Futuro – 1984)

No filme que se tornou um clássico e iniciou a franquia, Arnold Schwarzenegger interpreta um robô assassino que viajou do ano 2029 até 1984 para matar Sarah Connor, uma mulher que daria a luz ao grande líder da resistência contra os robôs no futuro. O filme lido com vários temas diferentes, como viagem no tempo, paradoxos e predestinação, foi considerado um dos melhores lançados naquele ano.

Saga combina horror com ficção científica e trouxe androides como antagonistas (Foto: Divulgação)

3. O gigante de ferro (O Gigante de Ferro – 1999)

Esta animação conta a história de um gigantesco robô que cai nos Estados Unidos, em 1957, e se torna amigo de uma criança. O exército, ao saber da existência do autômato, pensa que ele é uma arma de destruição e o ataca lançando um míssil. O gigante percebe que a cidade de seus amigos vai ser destruída e decide se sacrificar, atirando-se em frente ao projétil.

Robô veio do espaço e aprende a se relacionar com humanos (Foto: Divulgação)

4. C-3PO e R2-D2 (Star Wars – 1977)

A dupla de droids formam uns dos robôs mais icônicos do cinema. Além de participarem das duas trilogias da saga, eles também ganhara

... m sua própria série de desenho animado e papéis importantes em várias histórias em quadrinhos do Universo Expandido. Em 2003, R2-D2 foi incluído no Hall da Fama dos Robôs, criado pela Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Pensilvânia. Já C-3PO apareceu na lista no ano seguinte.

Drones que entregam encomendas, isso vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

Robôs da saga continuam influenciando a cultura pop em todo o mundo (Foto: Divulgação)

5. Astro Boy

Baseado na obra do pai do mangá, Osamu Tezuka, o robô com aparência de criança chegou aos cinemas ocidentais em 2009. Ele foi considerado um dos 50 personagens de quadrinhos mais importantes do mundo. O filme conta a história de um cientista que perde o filho em um acidente e constrói um robô igual a ele. Em seguida, eles se desentendem e o autômato acaba se tornando um herói para salvar sua cidade da destruição.

Androide japonês fez sucesso no mundo inteiro (Foto: Divulgação)

6. Replicantes (Blade Runner – 1982)

Este tipo de robô se caracteriza por ser praticamente idêntico ao ser humano e só poder ser descoberto através de um teste, de eficácia duvidosa, que provoca reações diferentes em humanos. No filme, eles são considerados ilegais após um grupo liderar uma rebelião em outro planeta. O enredo conta a história de Rick Deckard, um policial responsável por caçar e destruir estes robôs.

A história é baseada no livro “Do androids dream of electric sheep?” do escritor Phillip K. Dick e um de seus mistérios é a identidade do protagonista, que muitos acreditam também ser um replicante. O ator Harrison Ford afirmou que interpretou Deckard como sendo humano, mas o diretor Ridley Scott disse que sempre acreditou que a personagem fosse um robô.

Androides foram criados para serem confundidos por seres humanos (Foto: Divulgação)

7. Marvin, o androide paranoico (O Guia do Mochileiro das Galáxias – 2004)

Um dos construtos mais avançados do universo, Marvin é o robô residente da Coração de Ouro, a nave mais poderosa da galáxia. Dotado de uma inteligência 50 mil vezes maior que a de um ser humano normal, ele sofre de depressão e tédio extremos por saber que nunca vai encontrar um desafio a altura de seu intelecto.

Um exemplo de sua inteligência ocorre em uma passagem da trilogia, que não foi adaptada no cinema, na qual Marvin é conectado à rede de uma civilização avançada e consegue resolver todos os seus problemas – inclusive etimológicos e filosóficos – três vezes. No fim da série, devido à confusões envolvendo viagens no tempo, ele é 37 vezes mais velho que o próprio universo.

Robô é 50 mil vezes mais inteligente que um humano (Foto: Divulgação)

8. Andrew (O Homem Bicentenário – 1979)

O filme é baseado na obra de Isaac Asimov, considerado um dos melhores escritores de ficção científica de sua época. É dele a noção de que um robô deveria seguir três leis que deveriam ser programadas em seu código: não matar seres humanos, obedecer a todas as ordens de um ser humano e proteger a própria existência.

O enredo do filme é uma adaptação de um conto de mesmo nome, que narra a história de Andrew, um robô que adquire consciência e procura se tornar humano. O reconhecimento oficial de sua transformação pela sociedade ocorre pouco antes de sua morte, quando ele já possui mais de duzentos anos de idade.

História mostra a jornada de um robô para ser reconhecido como ser humano (Foto: Divulgação)

9. Ash (Alien – 1979)

A série Alien também tinha seu conjunto de personagens não-humanos. No primeiro filme, o papel cabe a Ash, o oficial de ciências da nave Nostromo. No início do filme, a tripulação da nave não sabe que ele é na verdade um androide. Conforme o enredo avança, ele também é revelado como sendo o grande vilão da história, sendo responsável por garantir que o alienígena seja transportado com sucesso para a Terra, podendo se livrar dos colegas caso necessário.

O personagem foi desenvolvido como um contraponto aos robôs idealizados por Isaac Asimov e reflete uma época em que se acreditava que os construtos eram seres que viriam para competir e superar a humanidade.

Ideia do filme é mostrar robôs que competem com seres humanos (Foto: Divulgação)

10. WALL-E (WALL-E – 2008)

Esta animação da Pixar foi sucesso de crítica e público graças a sua história rica e, ao mesmo tempo, simples. O protagonista é o robô WALL-E, o último de uma série de compactadores de lixo que foi deixada no planeta para limpá-lo enquanto a humanidade busca outro lugar para morar.

Após viver sozinho por vários anos, ele encontra uma nova planta que mostra que o mundo está pronto para receber vida mais uma vez. Neste momento, uma nave humana retorna ao planeta para verificar suas condições e envia a robô EVE para fazer a análise. Ela encontra WALL-E e os dois se apaixonam.

WALL-E conquistou o público graças a uma história simples mas recheada com vários elementos diferentes (Foto: Divulgação)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo