A Build 2015, conferência anual da Microsoft para desenvolvedores, vai ter início na próxima semana com a promessa de muitas novidades. O Windows 10, por exemplo, deve ser o grande destaque e ter novas funcionalidades reveladas ou até uma possível data de lançamento. Se você quer ficar por dentro de tudo o que a Microsoft pode apresentar, confira nesse especial do TechTudo, que estará no evento.

Microsoft Solitaire: Jogo Paciência vai voltar pré-instalado no Windows 10

Build 2015 acontece a partir da próxima quarta-feira (29) em São Francisco, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Microsoft)

1 – Windows 10 para todos os dispositivos

Sem dúvidas, o Windows 10 deve ser o grande protagonista do evento da Microsoft para desenvolvedores. Os testes com o sistema estão a todo vapor tanto no computador como nos celulares, recolhendo sugestões dos usuários. Na Build, a Microsoft pode apresentar um conjunto de novas funcionalidades do sistema, focadas especialmente na integração com smartphones com o Windows 10.

Há rumores, porém, de que o Windows 10 chegue aos usuários em julho.

Outra expectativa é que o Windows 10 tenha finalmente uma data de lançamento anunciada oficialmente para todos os dispositivos. Há ainda uma possibilidade de a companhia lançar uma versão beta mais estável do sistema voltada para consumidores, o que não é o foco da Technical Preview.

2 – HoloLens: novidades holográficas

HoloLens pode ter novas funcionalidades reveladas durante evento da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

Após causar um grande rebuliço em janeiro, os HoloLens podem ter mais algumas funcionalidades apresentadas. Os óculos holográficos devem ser demonstrados novamente, com novos aplicativos criados para a plataforma. Apesar disso, a Microsoft não deve anunciar uma data de lançamento ou preço, já que o produto deve demorar um pouco a chegar às lojas. Conheça melhor o aparelho.

3 – Xbox One cheio de novidades

O Xbox One pode ter um espaço reservado na conferência. A Microsoft deve apresentar mais detalhes de como o Windows 10 funcionará no dispositivo e quais novidades o console ganhará com a atualização. O game também deve receber apps e jogos de outras plataformas em demonstrações.

4 – Novos smartphones

Após muitas especulação, a Microsoft deve finalmente apresentar um smartphone Lumia top de linha. Alguns rumores dão conta que o aparelho chegará em dois tamanhos e trará configurações de ponta, como um processador de oito núcleos e câmera superpoderosa. São aguardados ainda aparelhos intermediários e de entrada, equipados com o Windows 10. Confira teste do sistema em smartphones.

5 – Novas categorias de produto

Windows 10 deverá chegar a mais produtos com a versão para Internet das Coisas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Durante seu evento no fim de janeiro, a Microsoft surpreendeu usuários com o Surface Hub e o HoloLens. Na Build, a companhia pode novamente apresentar novas categorias de produtos equipados

... com Windows 10. Entre a expectativas, estão dispositivos vestíveis como relógios inteligentes e pequenos eletrônicos da linha de Internet das Coisas (IoT), extrapolando PCs e tablets.

6 – Pagamento Móvel

Uma pedido de registro da Microsoft Payments nas últimas semanas indicou que a empresa pretende trabalhar com o pagamento através de celulares, como o Apple Pay. A novidade pode ser apresentada oficialmente durante a Build desse ano, tendo como destaque as tecnologias que serão usadas, as operadoras de cartão parceiras e os locais em que a novidade estará disponível.

7 – Novidades para a Cortana

A Cortana foi apresentada durante a Build 2014, no último ano, e se tornou um sucesso entre usuários do Windows Phone e, recentemente, dos computadores. Para este ano, a Microsoft deve apresentar uma serie de melhorias na inteligência da assistente e integrar novas funcionalidades à ela.

Testamos o Windows 10 com Cortana; veja o melhor e o pior do novo sistema

Outra possibilidade é o anuncio da chegada da assistente para plataformas rivais, como o Android e iOS. Por fim, os fãs brasileiros ficam na expectativa do anúncio do suporte ao idioma Português.

8 – Office 2016

Embora essa seja uma possibilidade mais remota, é possível que a Microsoft apresente mais detalhes sobre o seu pacote de produtividade. O Microsoft Office 2016 encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento e a empresa pode revelar novas funcionalidades ou detalhes do produto. As versões online do Word, PowerPoint e Excel também podem receber melhorias.

Veja como baixar o Preview do Office 2016 no Mac e no Windows, no Office 365.

9 – Novos Surfaces

Após o sucesso do Surface Pro 4, rumores indicam que a Microsoft pode apresentar um sucessor durante o evento. O novo tablet teria alto desempenho e poderá aproveitar novas funções do Windows 10 como o Hello, que oferece maior segurança ao usuário através de métodos alternativos.

10 – Windows Apps e Spartan

O Windows Apps, também conhecidos como Apps Universais, devem ter mais detalhes apresentados. Como se trata de uma conferência para desenvolvedores, a Microsoft deve apresentar detalhes sobre o que os aplicativos serão capazes de fazer em vários ambientes. Além disso, é possível que sejam anunciados aplicativos aguardados e já adaptados para rodas em smartphones e computadores.

Project Spartan e outros aplicativos do Windows podem ter novidades reveladas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Project Spartan, navegador sucessor do IE, deve ter funções reveladas. As expectativas, no entanto, não são muito grandes. A empresa deve realizar um evento exclusivo para o browser em maio.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo