A Kaspersky Lab desenvolveu uma ferramenta que permite que usu?rios que tenham sido alvos do ramsomware CoinVault - que sequestra dados do computador e pede resgate - possam recuperar seus arquivos sem precisar pagar os cibercriminosos. O recurso foi desenvolvido em conjunto com a Unidade de Combate a Crimes Tecnol?gicos da pol?cia da Holanda e do Escrit?rio Nacional de Promotores.

Ataques mais din?micos e Internet das Coisas complica cen?rio de seguran?a

Ramsonware pode bloquear acesso a arquivos em computador infectado (Foto: Reprodu??o/Kaspersky)

A ferramenta pode ser baixada de gra?a (noransom.kaspersky.com). O primeiro passo para usar o programa ? abrir a janela do ramsonware que cont?m as informa??es de pagamento e copiar o endere?o do pagamento em BitCoins. Em seguida, cole estas informa??es no site e clique ?Check?.

O sistema vai gerar dois c?digos: uma chave e um n?mero de identifica??o (IV). Copie e cole estas informa??es no aplicativo da Kaspersky. Selecione os arquivos que deseja liberar e clique em ?Start?.

O que ? um ramsonware?

O ramsonware ? um tipo espec?fico de malware que, ao ser instalado, criptografa os arquivos do usu?rio infectado, tornando-os inacess?veis at? que seja feito um pagamento em dinheiro para reav?-los. Eles se disseminam como outros malwares, como em spams e downloads de origem duvidosa.

Ferramenta permite descriptografar arquivos sem pagar criminosos (Foto: Reprodu??o/Kaspersky)

O CoinVault ? diferente de outros malwares porque permite que o usu?rio veja uma lista de arquivos comprometidos e libere um deles de gra?a. Segundo a Kaspersky, a variante tamb?m possui sistemas de defesa complexos embutidos, como possuir v?rios execut?veis criptografados que se redirecionam entre si, mascarando o c?digo malicioso. Ele tamb?m pode detectar quando est? sendo ativado em uma m?quina criada para estudar malware e conseguir camuflar o c?digo.

... r>

A cria??o da ferramenta foi poss?vel a partir do momento em que a pol?cia holandesa capturou um servidor do CoinVault que possu?a uma lista das chaves usadas. Mesmo assim, ela pode n?o ser capaz de decodificar todos os c?digos do ramsonware, uma vez que as pessoas respons?veis podem introduzir novas variantes conforme necess?rio e a ferramenta n?o conseguir destranc?-los.

Via Kaspersky?e PC World

Como reativar um antiv?rus? Comente no F?rum do TechTudo!?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo