Nubank e Digio são bancos digitais que oferecem serviços financeiros aos seus usuários por meio de aplicativos grátis para Android e iPhone (iOS). Os rivais destacam-se especialmente entre o público jovem devido à ausência de anuidades ou taxas de manutenção. A abertura de conta ou solicitação de cartão de crédito só podem ser realizadas no ambiente digital, por meio dos apps. Este é o grande diferencial dos bancos digitais, que buscam otimizar o tempo do usuário para resolver pendências financeiras e reduzir as burocracias comuns em agências físicas.

Enquanto o Nubank oferece aos seus clientes a possibilidade de ter a NuConta e solicitar um cartão de débito e crédito, o Digio é um banco que trabalha apenas com a oferta deste último. Em ambas as instituições, é preciso ser aprovado na análise de crédito para usufruir do serviço do cartão, processo que pode demorar, em média, dez dias úteis. Apesar dos produtos parecidos, os bancos possuem alguns diferenciais que podem ser decisivos na escolha do serviço pelo consumidor, como a cobrança de juros rotativos ou a possibilidade de ter um cartão de crédito com a função débito ativada. A seguir, conheça mais sobre o funcionamento das duas instituições digitais em perguntas e respostas, elencadas pelo TechTudo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como funcionam os serviços?

O Nubank é um banco digital que oferece aos seus usuários o controle da conta e cartões digitais por meio do aplicativo de mesmo nome. A fintech não possui agências físicas, portanto qualquer pendência relativa ao uso do serviço deve ser resolvida no app.

O principal produto do Nubank é o cartão "roxinho", com bandeira Mastercard, que se tornou popular principalmente entre o público jovem por não cobrar anuidades. O usuário pode optar por utilizar o cartão físico ou virtual — este último disponível para consulta dentro do app. Além disso, clientes podem obter descontos no valor de suas faturas em casos de pagamento antecipado. Recentemente a empresa lançou a NuConta, um serviço de conta corrente que também dá ao usuário a possibilidade de usufruir de um cartão de débito. Por meio do aplicativo, é possível visualizar saldo bancário, faturas, realizar transferências gratuitas para outros bancos e pagamentos.

O Digio também se posiciona como um banco digital que não cobra anuidade ou juros de crédito rotativo. Para solicitar o cartão digital, que possui bandeira Visa, não é necessário ter uma conta aberta em banco. O serviço também oferece o controle de despesas por meio de um aplicativo gratuito, em que é possível consultar e pagar faturas, ajustar limites e datas de pagamento, entre outras funções. O diferencial do Digio fica por conta do serviço digioCash, que permite ao cliente transferir parte de seu limite do cartão de crédito para uma conta poupança ou corrente. É possível pagar a quantia em até 12 vezes fixas e o dinheiro fica disponível na conta em até um dia útil.

Tanto o Nubank quanto o Digio oferecem, em seus aplicativos, serviços de chat 24 horas, para que os usuários possam resolver problemas ou pendências relacionadas às suas contas.

2. Como se tornar cliente?

A maior vantagem de bancos digitais como o Nubank e Digio é a possibilidade de abrir conta e solicitar produtos por meio de aplicativos. Assim, evitam-se burocracias e filas geralmente associadas às agências físicas.

Para se tornar cliente do Nubank é preciso ser maior de 18 anos, ter residência no Brasil e um smartphone Android ou iPhone (iOS). Em seguida, é necessário solicitar o serviço e realizar um cadastro por meio do site, aplicativo ou recomendação de um amigo que seja usuário. Os processos para abrir uma N

... uConta ou adquirir um cartão de crédito e débito são diferentes. A abertura da conta exige apenas a análise de dados cadastrais para ser liberada e mesmo pessoas negativadas ou que não foram aprovadas para usufruir do cartão de crédito podem solicitar a NuConta. Após a abertura, é possível solicitar o cartão de débito por meio do app. Por outro lado, para ser usuário do cartão de crédito não é necessário ter uma NuConta, mas a empresa realiza uma análise de crédito do cliente, que só poderá utilizar o serviço caso seja aprovado.

Para se tornar um cliente do Digio basta baixar o aplicativo da empresa, informar dados pessoais, enviar fotos e documentos digitalizados e aguardar a análise de crédito. Em até 15 dias úteis, o usuário receberá uma resposta do banco sobre sua aprovação; caso ela ocorra, ele também receberá um token para continuar com a próxima etapa da solicitação. Após finalizar o cadastro, o cliente deverá aguardar mais cinco dias úteis para obter a resposta final sobre o uso do serviço.

3. Taxas e anuidade

Ambas as empresas não cobram anuidade para o serviço de cartão de crédito. Porém, no que diz respeito à cobrança de juros, o Digio se destaca pela ausência de crédito rotativo. Dessa forma, ao atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito, o usuário deverá parcelar o valor e arcar com os juros de atraso e de parcelamento. As taxas do Nubank e Digio para estes casos são as seguintes:

  • Nubank: multa de 2% sobre o saldo devedor + rotativo (2,75% a 14% ao mês) + IOF;
  • Digio: multa de 2% sobre o saldo devedor + juros de atraso (10,99%) + IOF.

Vale lembrar que a NuConta não tem taxas de manutenção e não cobra pelo serviço de transferência entre bancos. A única taxa paga pelo usuário é referente aos saques em caixas eletrônicos: R$ 6,50 por uso.

4. Interface dos apps

A interface do aplicativo do Nubank é limpa e intuitiva e oferece todos os serviços disponíveis para clientes da NuConta ou cartão de crédito. Para encontrar os recursos ou realizar ações referentes aos serviços bastam poucos toques na tela do celular. Logo na primeira tela do app, é possível consultar informações referentes às faturas e compras realizadas, organizadas em ordem cronológica. Em outras seções do aplicativo é possível realizar pagamentos, transferências e ações relacionadas ao cartão de crédito — como bloquear o cartão ou alterar a data de vencimento da fatura. Caso seja necessário, o usuário pode solicitar dentro da plataforma o atendimento 24 horas via chat com o suporte do banco.

O Digio também possui um design simples e funcional. Além das funcionalidades básicas que auxiliam o usuário a gerenciar seus gastos com o cartão de crédito, a plataforma permite controlar finanças e realizar ações vinculadas ao serviço, como bloqueio ou desbloqueio de cartão, adiantamento de parcelas e até parcelamento das faturas. Da mesma forma que o Nubank, o Digio disponibiliza um chat 24 horas por meio do app para a resolução de possíveis problemas relacionados ao cartão de crédito.

5. Quais são as principais funções extras?

Os aplicativos do Nubank e Digio oferecem serviços extras para seus usuários. No app do Nubank, é possível consultar um mapa de localização dos estabelecimentos em que foram realizadas compras com o cartão digital, facilitando o gerenciamento do uso do serviço. Para clientes que possuem apenas o cartão de crédito, é possível ativar a função débito em poucos passos por meio do aplicativo. Há também o Nubank Rewards, um programa de fidelidade para usuários, que podem acumular pontos ao utilizar o cartão para pagamentos e depois trocá-los por abonos na fatura ou descontos exclusivos na compra de produtos e serviços de empresas parceiras.

No aplicativo do Digio, o cliente pode parcelar em até 12 vezes a fatura do cartão digital. Vale ressaltar a possibilidade de transferir parte do limite do cartão de crédito para contas poupança ou corrente, por meio do programa digioCash. Também é possível realizar recargas de celular 24 horas, visualizar gastos e ativar lembretes para pagamento das faturas. Além disso, o Digio conta com um programa de indicação: a cada novo usuário indicado e aprovado, é possível ganhar até R$ 15. O diferencial do aplicativo fica por conta da função DigioStore, uma espécie de marketplace que possibilita a compra de produtos vinculados a serviços como League of Legends, Uber e Xbox One — tudo dentro do próprio app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo