Os monitores do tipo ultrawide chamam a aten??o pelo tamanho da ?rea de trabalho que eles proporcionam. Ser? que, mesmo com um pre?o salgado, eles s?o uma boa op??o para quem quer aumentar a produtividade? Ou ser? que utilizar dois monitores causa o mesmo efeito e compensa em custo-benef?cio? Confira o comparativo:

PC gamer: como escolher mouse e teclado ideais para jogar?

Monitores Ultrawide apresentam um maior campo de vis?o em rela??o a modelos comuns (Foto:Renato Bazan/Techtudo)

Praticidade

Com um aspect ratio de 21:9, os monitores ultrawide se assemelha ?s telas de cinema. Isso significa que, na pr?tica, h? bem mais espa?o horizontal de visualiza??o em compara??o com os monitores comuns.

A primeira das vantagens dos modelos ultrawide ? a praticidade de instala??o. Ao utilizar mais de um monitor simultaneamente ? preciso conectar todos na placa de v?deo. Nos monitores do tipo ultrawide com apenas uma conex?o ? poss?vel ter o mesmo benef?cio. Ou seja, menos fios, mais organiza??o.

Alguns modelos permite a conex?o de outros dispositivos (Foto: Divulga??o/LG)

Com isso, voc? n?o precisa perder tempo para configurar v?rias telas e permite uma frequ?ncia ?nica da taxa de atualiza??o (Hertz). O resultado com o uso por v?rias horas seguidas pode ser um melhor conforto para os olhos.

Desempenho

Geralmente, quem opta por utilizar mais de um monitor ? porque n?o quer perder tempo com a rolagem de tela. Pessoas que trabalham com edi??o de imagem ou que precisam utilizar diversos programas ao mesmo tempo, montam um setup com v?rios monitores para ganhar produtividade.

Monitores Ultrawide tira as barras ocasionada pelas bordas dos monitores simult?neos (Foto:Reprodu??o/Twitter)

Os modelos ultrawide fornecem o mesmo benef?cio do que monitores simult?neos, com uma vantagem: apresenta a imagem sem as barras ocasionada pelas bordas dos monitores montados lado a lado.

Isso quer dizer que al?m do uso para trabalho ao abrir v?rios aplicativos na mesma tela, voc? poder? assistir ? filmes ou jogar sem nenhuma interfer?ncia visual.

Trabalho multitarefa realizado em monitor Ultrawide (Foto: Divulga??o/LG)

No entanto, os monitores ultrawide apresenta alguns problemas. V?rios games n?o possuem a compatibilidade com as resolu??es dos monitores do tipo 21:9. O resultado pode ser as inc?modas faixas pretas.

Pode ser que seja preciso fazer um upgrade na placa de v?deo para tirar todo o proveito de resolu??es mais altas em jogos mais pesados. Nesse caso, a escolha por dois monitores pode ser a melhor solu??o

Al?m disso, quem utiliza monitores na vertical, seja para visualiza??o de sites ou escrever textos, pode n?o se adequar.

Pre?o

Aqui no Brasil ainda ? um pouco dif?cil achar monitores do tipo ultrawide. Em uma pesquisa r?pida nas principais lojas online, foram encontrados modelos de apenas tr?s fabricantes: LG, ASUS e Philips

... span>.?

No mercado nacional, ? poss?vel encontrar modelos ultrawide em quatro tamanhos: 21 a 34 polegadas. Os pre?os variam de R$ 700 a quase R$ 3.000.

Alguns modelos

Asus PB298Q ? 29 polegadas, tela IPS de Led, resolu??o de 2560?1080 pixels, 60Hz, 5ms de tempo de resposta, sa?da de ?udio e entradas HDMI, DisplayPort e Dual-Link DVI. Permite ajusto de inclina??o e altura.

LG 25UM65 ? 25 polegadas, tela IPS de Led, resolu??o de 2560?1080 pixels, 60Hz, 5ms de tempo de resposta, entrada de ?udio e sa?da de fone de ouvido, duas entradas HDMI, DisplayPort e Dual-Link DVI. Permite dividir a tela em at? quatro partes distintas de trabalho.

Philips 298P4QJEB ? 29 polegadas, Tela IPS LCD, resolu??o de 2560?1080 pixels, 60Hz, 14ms de tempo de resposta, 4 entradas USB 3.0, 2 entradas HDMI, DisplayPort e Dual-Link DVI. Permite que dois dispositivos sejam conectados automaticamente.

Vale a pena?

No quesito custo-benef?cio, o que vale mais a pena? (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Se voc? precisar ampliar seu campo de vis?o para aumentar a produtividade, os monitores do tipo ultrawide podem ser uma boa op??o. Permite que a imagem seja visualizada sem barreiras, diminui a quantidade de cabos e oferece um maior conforto visual. No entanto algumas caracter?sticas precisam ser levadas em considera??o.

A principal delas ? o pre?o e a disponibilidade. Apesar de oferecerem alguns recursos interessantes, n?o h? uma grande variedade de modelos e o pre?o para adquirir um ultrawide pode pesar no bolso.

Os modelos menores, com 21 polegadas, podem n?o apresentar vantagem significativa em rela??o ao uso de monitores simult?neos. Os benef?cios s?o maiores conforme o tamanho da tela, e justamente esses modelos custam mais caro. Assim, se voc? tem um setup com v?rios monitores simult?neos pode ser melhor esperar at? que os pre?os fiquem mais em conta.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo