Uma equação publicada no Twitter está confundindo muitos usuários da rede social quanto à resposta certa. Aparentemente, o problema matemático “8÷2(2+2)” teria dois resultados, dependendo da ordem de resolução das operações. O post que originou a "confusão", feito no último dia 28 pelo usuário @pjmdolI, teve mais de três mil compartilhamentos e 13 mil likes - até a publicação desta matéria. As respostas ao desafio, por sua vez, ultrapassam os 14 mil tweets. Matemáticos, físicos e leigos do Brasil e de outros países disputam para provar seus pontos de vista.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Afinal, existem, de fato, duas respostas corretas: 1 ou 16. Mike Breen, porta-voz da American Mathematical Society, explicou por que a solução da equação gera tantas divergências: “Do jeito que está escrito, é ambíguo. Em matemática, muitas vezes existem ambiguidades. Os matemáticos tentam fazer regras tão precisas quanto possível”, disse ao site especializado Popular Mechanics.

Ele ressalta que a maneira em que a pessoa aprendeu matemática é determinante para solucionar esse problema, já que existem dois métodos de resolução:

  • O método PEMDAS, no qual as operações seguem a ordem: Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição, Subtração, normalmente da esquerda para a direita.
  • E também o método BODMAS: Colchetes (brackets, em inglês), Ordem (expoentes), Divisão, Multiplicação, Adição, Subtração.

Os métodos diferem apenas quanto à ordem da multiplicação e divisão. Desta fo

... rma, um adepto do PEMDAS chegaria ao número 1, enquanto alguém que fosse pelo método BODMAS obteria 16 como resposta.

Via Popular Mechanics, Fox News e Mashable



>>> Veja o artigo completo no TechTudo