"ERR_INTERNET_DISCONNECTED" é uma das quebras de funcionamento de rede mais recorrentes. Ao se deparar com tal falha de conexão, o navegador não permite que os usuários se acessem sites, restringindo o uso da Internet e apresentando a famosa mensagem. O erro pode ter diversas causas, como falhas no servidor de Internet, na conexão do cabo ou na rede Wi-Fi, ou, ainda, caches de navegação que, ao acumular muitos dados, apresenta falhas no acesso a alguns sites. Confira abaixo 3 formas de resolver o erro "err_internet_disconnect".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Consertando as configurações da rede local da Internet

O computador tem configurações de acesso à rede que podem ser modificadas a qualquer momento. Ao modificá-las, seja de forma voluntária ou involuntária, o acesso à Internet pode ser danificado. Uma das possíveis formas de resolução do erro é através da reconfiguração do local de rede no computador.

Passo 1. Na barra de pesquisa do computador, digite "Painel de Controle". Escolha a opção correspondente entre as opções exibidas.

Passo 2. No Painel de Controle, escolha a opção "Rede e Internet".

Passo 3. Em Rede e Internet, selecione a opção "Opções da Internet".

Passo 4. Uma janela de configurações será aberta. Vá para a aba "Conexões", na parte superior da janela.

Passo 5. Na aba Conexões, selecione a opção "Configurações da LAN", na parte inferior da tela.

Passo 6. Dentro da janela de Configurações da LAN, desmarque todas as caixas de seleção, no canto esquerdo da janela. Após desmarcar todas as opções, clique em "OK". Caso o problema não seja solucionado, vá para o próximo método.

2. Limpando o cache do navegador

Os cookies e os caches são dados de navegação que ficam armazenados dentro do navegador. O acúmulo de dados pode afetar o funcionamento da Internet e limpá-los pode ser uma solução para consertar o erro. Confira como limpar seu cache no Google Chrome.

Passo 1. Abra o Google Chrome e, na barra de busca, digite o endereço "chrome://history". O histórico de uso do navegador será aberto.

Passo 2. Selecione a opção "Limpar dados de navegação", no canto esquerdo da tela.

Passo 3. Na janela, para limpar os dados de navegação, marque todas as caixas de seleção. Em seguida, clique em "Limpar dados", no canto inferior direito. O cache do navegador será, então, apagado.

3. Deletando as redes Wi-Fi salvas

Ao se conectar a redes Wi-Fi desconhecidas, o computador pode ficar sujeito a vírus. É recomendado que a conexão seja feita somente em redes conhecidas e confiáveis. Uma das possíveis soluções para restaurar o acesso à Internet é deletar todas as redes e conectar-se somente à rede que será utilizada.

Passo 1. Na barra de pesquisa do computador, digite "cmd". Selecione a opção "Prompt de Comand

... o".

Passo 2. Com o Prompt de Comando aberto, digite "netsh wlan show profiles" para exibir todas as redes Wi-Fi conectadas ao computador.

Passo 3. Em seguida, digite "netsh wlan delete profile name="nome do perfil"". Em "nome do perfil", digite o nome do perfil que se deseja deletar. O recomendado é deletar todos os perfis e, em seguida, conectar-se novamente somente no perfil que será utilizado.

Conexão de Internet com erro no DNS: o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo