O Project Spartan, nome dado ao projeto do novo navegador da Microsoft, j? est? dispon?vel para testes junto a nova vers?o do Windows 10. O browser promete superar o atual Internet Explorer em desempenho e funcionalidades. Se voc? ainda n?o conhece o software e quer saber o que muda com a sua chegada no sistema operacional, veja abaixo as principais diferen?as entre o Explorer e o Spartan.?

Project Spartan: 10 coisas que voc? precisa saber sobre o sucessor do IE

Spartan chegou para substituir o Internet Explorer no Windows 10 (Foto: Arte/TechTudo)

Design e organiza??o

A apar?ncia ? o que chama a aten??o logo de cara no Spartan. O navegador traz cores predominantemente cinzas e ?cones lineares, maiores e sem preenchimentos. O Internet Explorer, por outro lado, abusa mais das cores e de efeitos de transpar?ncia, com bot?es mais detalhados e ?cones de menu extremamente pequenos. Nesse quesito, o Spartan parece melhorar a navega??o online.

Spartan traz interface mais limpa e melhor distribu?da das barras superiores (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Um ponto not?rio no IE 11 ? o desperd?cio de espa?o. O antigo navegador traz a barra de t?tulo vazia e coloca bot?es, barra de endere?o, abas e menus na parte inferior. J? o Spartan ? bastante parecido com o Chrome: Abas ficam na parte superior, enquanto o restante fica logo abaixo, mais pr?ximo e eficiente.

Internet Explorer possui mais espa?o em branco no seu visual e bot?es agrupados (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Barra de endere?o e pesquisa

A Microsoft promoveu uma grande melhoria nas sugest?es da barra de navega??o do Spartan. Embora seja poss?vel fazer fazer pesquisas no Internet Explorer, o novo navegador ? mais r?pido e apresenta resultados mais relevantes para o usu?rio com conex?es r?pidas com o Bing e a Cortana.

Spartan faz sugest?es melhores do que o Internet Explorer na barra de pesquisas (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Ao come?ar a escrever ?Globo?, por exemplo, o Spartan mostra primeiro o link para o site e depois pesquisas relacionadas. No IE, apenas resultados de buscas eram exibidos, a menos que voc? j? tivesse visitado aquela p?gina.

Navega??o e menus

A Microsoft tamb?m fez altera??es nos comandos de navega??o do Spartan. Agora, os bot?es ficam mais destacados do que no Internet Explorer, especialmente o de recarregar a p?gina (famoso F5). Fora isso, ? mais f?cil favoritar um endere?o da web e organizar os seus marcadores.

... no Spartan (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)" height="196" width="695">Microsoft reorganizou os bot?es de navega??o e menu no Spartan (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

A engrenagem das configura??es do IE foi substitu?da tamb?m por um bot?o sandu?che mais f?cil de acessar. A Microsoft eliminou o excesso de configura??es do menu relativas ? Internet do computador, deixando apenas o que ? do navegador. O Spartan substitui ainda as janelas de configura??es por uma nova barra na lateral direita que lembra menus de dispositivos m?veis e se ajustam ao touchscreen.

Spartan apresenta um menu mais limpo que o do Internet Explorer (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Funcionalidades

Esse ? um ponto que ainda pode mudar bastante j? que o Spartan ainda est? em desenvolvimento. Mas j? ? poss?vel perceber algumas vantagens no Project Spartan. O IE sempre seguiu a linha mais ?basic?o? e seu ?nico diferencial, os aceleradores, n?o ca?ram na gra?a do p?blico.

Fun??o de escrita em p?gina e integra??o com o OneNote s?o algumas das novidades do Spartan (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Para o novo browser, a Microsoft investiu em um modo de leitura para sites de not?cia, anota??es manuscritas e sincronizadas com o OneDrive e, claro, a integra??o com a assistente de voz Cortana.

O Spartan ganhar? ainda complementos, similares ao do Chrome e do Firefox, e deve chegar ? diversas plataformas com sincroniza??o de favoritos e hist?rico entre todos os seus aparelhos do celular ao PC.

Desempenho

A Microsoft adotar? novas engines e mecanismos no Spartan para dar um salto de desempenho em p?ginas da web, v?deos e jogos online. Al?m disso, a fabricante do Windows firmou parcerias com a Adobe no desenvolvimento do navegador e melhorias do layout e gr?ficos. O Internet Explorer, por?m, vai ficar como est?, sem mudan?as e updates de design.

Spartan conseguiu 1726 pontos no teste Peacekeeper e ficou abaixo do IE (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Ainda sobre desempenho, rodamos o teste Peacekeeper com os navegadores da Microsoft em um mesmo computador. O Spartan conseguiu 1726 pontos contra 1909 pontos do IE no Windows 10 e 2042 pontos no Windows 8, que ? o cen?rio mais recente para os usu?rios.

Por algum erro, o novo browser ? exibido na lista como se fosse o Chrome 39 (talvez de t?o parecido que ele seja).

Internet Explorer conseguiu resultado no Windows 8 superior ao Spartan (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Antes de decretar a superioridade do IE em desempenho, ? preciso destacar que o Spartan est? apenas na sua primeira vers?o pr?via. Ou seja, a Microsoft deve fazer mudan?as no desempenho do navegador nos pr?ximos meses. Sobre o visual, por?m, j? ? certo que tem as suas vantagens.

Veja um top 10 de coisas que voc? precisa saber sobre o Spartan?

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos??Opine no F?rum do TechTudo. ?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo