O iPad conquistou o consumidor, mostrou que veio para ficar e j? comemora cinco anos de exist?ncia. Antes disso, por?m, o tablet da Apple foi duramente criticado pela m?dia especializada em seu lan?amento oficial no dia 3 abril de 2010. Confira a lista completa que mostra a evolu??o do aparelho, desde o primeiro iPad at? os ?ltimos iPad Air 2 e iPad mini 3.

Conhe?a alternativas para fazer liga??es pelo iPad

Conhe?a a evolu??o do iPad nesses 5 anos (Foto: Reprodu??o/iMore)

Lan?amento do primeiro iPad em 2010

Primeiro iPad lan?ado em 2010 (Foto: Divulga??o/Apple)

O primeiro iPad foi lan?ado como sendo um dispositivo que preencheria o espa?o entre um smartphone e um notebook. Claro, v?rios analistas duvidaram da necessidade de tal aparelho. Muitos diziam que o dispositivo era um ?iPhone gigante? (o que visualmente era uma verdade).

Entretanto, a rea??o do mercado foi positiva: o produto vendeu bastante e conquistou muitos usu?rios. Um dos principais fatores dessa aceita??o foi a tela touch de LCD de 9,7 polegadas, que possu?a uma ?tima resposta ao toque. Assim como o iPhone, o aparelho tinha varia??o de capacidade (16, 32 ou 64 GB), por?m, em rela??o a conectividade, ele trazia basicamente dois modelos: uma vers?o apenas com conex?o Wi-Fi e outra com 3G.

iPad 2 (2011)

iPad 2 recebeu mais uma c?mera e um formato mais fino (Foto: Divulga??o/Edivaldo Brito)

Uma das principais cr?ticas dos usu?rios ao primeiro modelo do iPad ? que ele possu?a apenas uma c?mera frontal. O problema foi resolvido quase um ano depois com o lan?amento do iPad 2. O novo aparelho trouxe v?rias melhorias no software, nos processadores e um design mais fino, que ? usado at? hoje.

Qual o melhor tablet em rela??o custo-beneficio? Comente no F?rum TechTudo.

Contudo, a tela do aparelho continuou exatamente a mesma do modelo de primeira gera??o. Isso decepcionou muitos usu?rios, que esperavam um upgrade para a j? cotada tela ?Retina?, uma tecnologia que havia sido lan?ada quatro meses antes, no iPhone.

?Novo? iPad ou iPad 3 (2012)

Deixando de lado a numera??o no nome do aparelho, ele foi chamado oficialmente de ?iPad?. A Apple lan?ou em mar?o de 2012, o modelo conhecido como ?Novo iPad?. A nomenclatura tentava exaltar o fato desse ser o ?ltimo modelo lan?ado.

Apesar da mudan?a, o design do ?Novo? iPad permaneceu praticamente igual ao modelo lan?ado no ano anterior. Houve melhorias apenas nas c?meras, no processador, na mem?ria, no sistema e, principalmente, na tela, que pela primeira vez era uma tela de Retina.

?iPad com Tela Retina? ou iPad 4 (2012)

iPad 4 ou iPad com tela Retina trouxe o conector Lightning (Foto: Divulga??o/Apple)

Ainda em 2012, mais exatamente em outubro, a?Apple surpreendeu e lan?ou um novo modelo do iPad, o??iPad com Tela Retina?.? A nova vers?o do tablet trouxe algumas melhorias internas e em sua c?mera dianteira. Mas a ?n

... ica diferen?a no design foi a introdu??o do novo conector Lightning, anunciado com o iPhone 5, e que veio substituir o antigo modelo de 30 pinos. A atualiza??o desse modelo foi modesta e, aparentemente, o objetivo da Apple com esse lan?amento era apenas unificar sua linha de produtos com o novo padr?o de conector.

iPad Mini (2012)

iPad mini foi o primeiro modelo com tela de 7.9 polegadas (Foto: Divulga??o/Apple)

Junto com o??iPad com Tela Retina? a Apple tamb?m lan?ou o iPad mini, um modelo menor do tablet. Por?m, ele causou pol?mica porque Steve Jobs, fundador da Apple, j? havia declarado que o tamanho do iPad era ideal e que tablets menores ?deveriam vir com uma lixa? para os usu?rios afinarem seus dedos para conseguirem us?-los. O modelo aparentemente era uma resposta da Apple para a concorr?ncia, que na ?poca estava ganhando mercado com tablets menores, como os aparelhos da linha Galaxy Tab?e o Nexus 7.

Usando praticamente o mesmo hardware do iPad 2, o Mini trouxe bordas mais finas e, pela primeira vez, uma tela de 7,9, que usava a mesma?resolu??o do iPad 2 (1024 x 768). A estrat?gia de usar a resolu??o de um modelo maior em uma tela menor resultava em uma boa nitidez. No entanto, n?o dava a tela um status de ?Retina?, e esse foi um ponto bastante criticado neste modelo.

iPad Air e iPad mini 2 (2013)

Tim Cook anuncia o iPad Air e o iPad mini 2 em 2013 (Foto: Divulga??o/Apple)

No dia 23 de outubro de 2013, a Apple anunciou seu mais novo modelo de iPad: o iPad Air. Novamente, a empresa sa?a do padr?o de numera??o usado em seus primeiros lan?amentos e utilizava uma palavra em vez de n?mero para nomear seu tablet. O novo gadget era mais fino que o iPad anterior (de onde veio o ?Air?), pesava 453 g e tinha um processador A7.

Al?m do Air, a Apple tamb?m lan?ou uma nova vers?o do seu tablet menor: o iPad mini 2. O novo modelo continuava com?display de 7,9 polegadas, mas agora vinha com uma verdadeira tela ?Retina?, o que certamente agradou aos cr?ticos do modelo anterior.

iPad Air 2 e iPad mini 3 (2014)

Apple lan?ou o iPad Air 2 e iPad mini 3 com sensor Touch ID e mais (Foto: Divulga??o/Apple)

Em 2014, a Apple lan?ou o iPad Air 2 e o iPad Mini 3, que receberam o sensor Touch ID no bot?o Home (que j? estava presente no iPhone 5S). Com isso, o usu?rio pode destravar o tablet, autenticar compras na App Store e em estabelecimentos conveniados ao Apple Pay, um servi?o dispon?vel nos Estados Unidos. Os dois modelos tamb?m receberam o processador A8 de 64 bits, uma varia??o do A8 presente no iPhone 6.

O iPad Air 2 ganhou um corpo ainda mais fino, com 6,1 mm de espessura contra 7,5 mm do modelo anterior, al?m de Wi-Fi de 150 Mbps e compatibilidade com mais de 20 padr?es de 4G, inclusive o brasileiro. J? o Mini 3 ganhou uma variante com armazenamento interno com 128 GB.

Concluindo

Como ? poss?vel perceber, o iPad conquistou seu espa?o e evoluiu conforme foi necess?rio, para agregar novas fun??es existente no iPhone ou para combater a concorr?ncia. Como anualmente a Apple lan?a um novo modelo, a grande pergunta que fica ?: quais ser?o as novidades do iPad, agora que ele j? est? com cinco anos de exist?ncia? Os rumores apontam que o novo tablet, chamado de iPad Pro, ter? porta USB e at? teclado e mouse opcionais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo