Usuários de Windows 10 podem descobrir, nas configurações do sistema, quais aplicativos usam e já usaram a webcam do computador. A função é uma novidade da atualização de maio de 2019, que já foi liberada para todos gratuitamente. Ela substitui o procedimento anterior, que exigia fuçar mais afundo nos processos em andamento para revelar possível comportamento suspeito no PC. Dessa vez, o software da Microsoft permite obter um histórico que permite saber mais facilmente se a câmera nativa ou uma conectada via USB está gravando o usuário sem seu consentimento. Veja como descobrir quais apps estão usando a câmera do seu notebook.

Segundo a Microsoft, o recurso de monitoramento funciona de forma plena apenas com apps obtidos por meio da loja oficial. Quando se trata de programas clássicos do Windows, baixados diretamente de sites de fabricantes, o controle do sistema sobre eles tende a ser menor e, por isso, há menos chances de que eles apareçam na lista de privacidade.

Se permanecer suspeita de acesso não autorizado mesmo após revogar o acesso de certos apps à webcam, é recomendado tampar a lente fisicamente com um adesivo ou papel e, no caso de câmera externa, desconectá-la da porta USB.

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e acesse as configurações do Windows 10.

Passo 2. Clique no menu “Privacidade”.

Passo 3. No menu à esquerda, selecione a opção “Câmera” para ver uma lista de aplicativos que podem ter permissão para gravar via webcam. Use as chaves ao lado para conceder ou revogar permissões para apps.

Passo 4. Abaixo de cada um, verifique a data da última vez em que o programa habilitou a câmera do computador.

Passo 5. A lista exibida até então mostra apenas apps baixados por meio da loja do Windows. Role mais a tela mais abaixo para ver os programas comuns (desktop) que acessam a câm

... era. Caso haja um programa gravando no momento, o sistema avisará com um alerta em vermelho.

Passo 6. Clique para descobrir a localização do programa no computador.

Qual é o melhor modelo de Webcam? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo