Facebook, Orkut e YouTube são algumas das redes sociais que já ocuparam o top 3 de mais usadas do mundo, segundo um levantamento do site de tecnologia The Next Web. Um gráfico animado publicado na última terça-feira (11) mostra a evolução dos sites de mídia social com maior número de usuários mensais ativos desde 2002, quando o Friendster reinava absoluto na Internet — o serviço foi desativado em 2015, ano marcado pela ascensão do WeChat.

O gráfico mostra alguns dados curiosos, como o fato de que o Orkut, rede social que foi febre entre os brasileiros nos anos 2000, nunca se tornou a rede mais usada mundialmente. Os números são baseados em relatórios públicos anuais ou bimestrais disponibilizados pelas empresas ao longo dos últimos 18 anos. No entanto, há também alguma medida de suposição: segundo os criadores do infográfico, os dados não são exatamente científicos. Veja um resumo do estado das redes sociais desde que elas surgiram.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Friendster e MySpace

O período que vai de 2002 a 2005 foi dominado pelo Friendster, rede social pioneira canadense que explodiu no exterior, mas não chegou a fazer sucesso no Brasil. Em 2009, com popularidade ainda restante na Ásia, o serviço foi negociado com a empresa MOL Global Pte, sediada na Malásia. O site foi descontinuado em 2015, após falhar em atrair a atenção de gamers.

Bem antes disso, em 2005, o MySpace tomou a dianteira e ficou até 2007 como a rede social mais usada do mundo. O curioso é que, mesmo em um período de decadência e perda de fatia de mercado, o Friendster só crescia em número de usuários, revelando um aumento contínuo do bolo de usuários de rede sociais no mundo.

Era YouTube e surgimento do Facebook

A compra do YouTube pelo Google, selada no fim de 2006, representou o começo de um crescimento rápido da rede social de vídeos. O serviço ultrapassou rapidamente os 61 milhões de usuários mensais do MySpace e terminou o ano de 2007 com cerca de 140 milhões de perfis ativos. A liderança durou até 2011, quando o Facebook, fundado em 2004, alcançou 490 milhões de usuários e deixou o site de vídeos do Google para trás.

Nesse período, o Google era dono também da terceira rede social mais usada: o Google Buzz, que chegou a acumular cerca de 170 milhões de usuários até ser descontinuado em 2011 e encerrado completamente em 2013. Vale lembrar que, mais tarde, a empresa viria a ser dona do Orkut, rede social popular no Brasil, e do Google+que foi desativado esse ano por vazamento de dados.

Orkut e Twitter

O Orkut, muito famoso no Brasil, nunca ocupou o posto de rede social mais popular do planeta. No máximo, chegou a empatar com o Friendster em 2005, ano em que o MySpace ganhou popularidade, ultrapassou as duas e conquistou o topo.

Já o Twitter, fundado em 2006, aparece no gráfico do The Next Web pela primeira vez no ano seguinte, mas só surge com mais relevância em 2011. O microblog nunca passou da qua

... rta colocação. Foi ultrapassado, em sequência, por Tumblr, WeChat, Instagram, Google+, Weibo, Reddit e TikTok (antigo Musical.ly).

Clube do bilhão

No fim de 2018, as quatro redes sociais mais populares do mundo acumularam pelo menos 1 bilhão de usuários ativos mensalmente: WeChat, Instagram, YouTube e Facebook, este isolado na primeira posição, com 2,23 bilhões.

Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo