O app SIMET Mobile, gratuito celulares com Android e iPhone (iOS), permite que o usuário avalie o desempenho das operadoras na região onde ele mora e descubra qual é a melhor. O aplicativo pertence ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e faz um teste de velocidade, cujo resultado é comparado com os testes realizados por outros usuários, dando uma dimensão mais clara da qualidade do serviço de determinada operadora.

Quatro dicas para melhorar a conexão 4G e 3G no Android

As informações de velocidade obtidas são ainda categorizados por tipo de aplicação usada, como acesso a sites, ligação de voz, streaming de vídeos e até mesmo videoconferências. Veja agora como você pode descobrir qual é a melhor operadora de sua região com o SIMET Mobile.

Passo 1. Abra o aplicativo SIMET mobile em seu celular e toque no botão verde “Iniciar Teste”, localizado na parte inferior da tela.

Inicie o teste de qualidade (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. O aplicativo fará todos os testes e medições necessárias para definir a qualidade de sua internet, como latência, jitter, vazão TCP e vazão UDP.

Testes feitos pelo aplicativo (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Analise o resultado do seu teste. Você poderá ver a data e hora em que o teste foi realizado, a operadora submetida à análise, o servidor usado e o status de diferentes aplicações, como acesso a sites, chamadas VoIP, carregamento de vídeos etc.

Passo 4. Para ver o desempenho de outras operadoras, acesse o menu do aplicativo no canto superior esquerdo e depois toque em “Mapa de qualidade”.

Acessando o mapa de qualidade (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 5. No mapa que irá aparecer, você verá que na parte inferior da tela aparecerão as operadoras disponíveis. Toque em uma delas. Em seguida, veja a média dos resultados dos testes para taxa de download (Vazão TCP); latência; perda de dados e jitter.

... de outras operadoras (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)" height="406" src="//s2.glbimg.com/O6kn9MTfV3PFZ5v12PDMI-gByxY=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/09/screenshot_20160509-083006-horz.jpg" width="695">Comparando o desempenho de outras operadoras (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 6. Agora volte ao mapa de qualidade e escolha outra operadora para comparar os resultados dos mesmos testes.

Desta maneira, você poderá tanto saber como anda a qualidade da sua internet como também saber a qualidade do serviço oferecido pelas outras operadoras que atuam na sua região.

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo