Computadores costumam durar por alguns anos, mas dão indícios de que estão prestes a parar de funcionar. Alguns barulhos, problemas visuais e outros erros podem mostrar que já é a hora de investir em um PC novo. Além disso, máquinas usadas para overclock, em altas temperaturas e com má refrigeração, ou com componentes de má qualidade, podem ter a vida útil ainda mais reduzida.

Abaixo, o TechTudo listou os problemas mais comuns em um computador que indicam que ele está prestes a dar defeito. Assim, você pode identificar quais são os problemas e corrigi-los a tempo.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Tela azul constante

Normalmente, a tela azul do Windows indica um colapso de hardware, seja ele causado por um componente com defeito, ou por problemas de driver e instalação. Se você percebe o surgimento dessa tela de erro com frequência, é possível que alguma peça do seu computador esteja prestes a morrer ou que a instalação esteja com problemas (memória ou placa mal fixada são bons exemplos).

Nesse caso, a melhor coisa que você pode fazer é observar o código de erro exibido na tela e as menções que ele faz ao problema. Por exemplo, em versões mais antigas do Windows, em que a tela de erro é inglês, você pode deduzir a origem do problema ao encontrar termos relacionados a componentes como memória e processador.

Outra ideia é observar que tipo de ação você faz para desencadear o erro: se a azul surge ao carregar um programa específico, o erro pode ter a ver com um software mal instalado, problemas de disco ou memória RAM. Já em um jogo, a falha pode estar relacionada à placa gráfica.

2. Desligamentos aleatórios

Se seu computador está desligando sozinho aleatoriamente, há chances de que essas ocorrências estejam vinculadas à temperatura: para proteger o processador, o PC pode desligar sozinho, evitando que a temperatura elevada provoque danos irreversíveis na peça. Se esse for o seu caso, procure fazer uma boa limpeza interna no computador e busque a ajuda de um profissional para trocar a pasta térmica.

No entanto, há situações em que esses desligamentos vão além de problemas com temperatura. PCs antigos, ou cujos componentes eletrônicos superaram sua vida útil, podem desenvolver defeitos nos circuitos da placa-mãe: em alguns casos, problemas desse tipo provocam desligamentos. Se esse for o seu, a melhor saída é começar a pesquisar uma placa-mãe nova, já que mapear o emaranhado de circuitos e componentes da placa em busca do defeito é uma tarefa proibitiva – sem considerar a dificuldade em trocar capacitores e resistores minúsculos.

Em casos mais raros, os desligamentos podem ter relação com uma fonte de energia de baixa qualidade. Por conta disso, antes de se desesperar, pode ser uma boa ideia testar uma fonte nova para verificar se os desligamentos persistem.

3. Erros de inicialização

Também chamados de “erros de boot”, falhas desse tipo indicam um problema do computador em superar os primeiros estágios de teste de seus componentes e o processo de carregamento do seu sistema operacional. Como há muita coisa que pode dar errado aqui, a ideia é que você preste atenção ao tipo de erro exibido na tela, já que só assim será possível diagnosticar a causa.

Entretanto, um dos erros de inicialização mais comuns é o de carregamento do sistema operacional. Mensagens como “Boot device not found” ou “dispositivo de inicialização não encontrado” indicam que o computador não achou os instrumentos de carregamento do seu sistema operacional. Isso pode indicar que o disco rígido ou SSD estão com problemas, ou que a instalação do sistema está corrompida e precisa ser reparada ou reinstalada do zero.

...

4. Barulhos no HD

Se seu computador tem HDs – os discos rígidos convencionais – fique atento a ruídos estranhos vindo dessas unidades, como pequenos estalos ou um som constante que lembra algo arranhando uma superfície. Esses são indicativos preciosos de que o disco está morrendo e logo se tornará inoperante, algo que pode acabar condenando seus arquivos. Como HDs são muito suscetíveis a impactos, esse tipo de problema é mais comum nos laptops, que estão mais sujeitos a batidas e quedas.

5. Artefatos visuais

O termo parece estranho, mas é simples de entender: artefatos visuais são defeitos de reprodução de vídeo como: linhas que surgem e desaparecem do display; tela piscando ou com cores estranhas (como lavada em vermelho ou verde); imagem que começa a desenvolver chiado; ou interface reproduzida em resolução abaixo do que a placa de vídeo consegue.

Eles indicam problemas com vídeo, que podem ser, desde coisas triviais, como um monitor ou cabo com defeito (basta testar com outros), até uma placa de vídeo perto de dar defeito ou mal instalada no PC. Nesse caso, remova a placa, verifique o estado do conector PCIe e tente uma limpeza com ar comprimido álcool isopropílico.

6. Zunidos

Esse problema tende a aparecer em PCs bem rodados e pode ser difícil de perceber porque o zunido acaba encoberto pelo próprio ruído do computador funcionando: discos, coolers e mesmo o som da digitação acabam ofuscando o defeito. De qualquer forma, caso você ouça um zunido, fique atendo: em geral, esse problema ocorre com capacitores em vias de falhar. Esses componentes eletrônicos existem aos milhares no interior do PC e, em geral, quando um deles falha, a placa deixa de funcionar.

7. Quedas de desempenho

Isoladas, essas quedas de performance não são um indicativo forte de um computador prestes a morrer. Especialmente em casos de equipamento mais antigo, lentidão é algo normal em virtude da degradação natural de alguns componentes. No entanto, se as perdas de desempenho e lentidões forem acompanhadas de outros problemas citados nessa lista, é possível que sua máquina esteja encarando o fim da vida útil.

Qual computador comprar? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo